Geração Verdão – Trabalhos 2021 – Vídeo ou Animação

Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado (Lourinhã)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Ana Lalita Cruz - 16 anos; João Diogo - 17 anos; Leonor Santos - 17 anos; Mara Rocha - 17 anos e Sandro Barreira - 18 anos.

Memória Descritiva:
Desafiados pela Coordenadora do Programa Eco-Escolas, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia criaram uma animação 2D no âmbito da participação no Concurso Geração Verdão. Simultaneamente desenvolveu-se uma animação de sensibilização destinado à comunidade escolar alertando para a importância da redução e reutilização de objetos do dia-a-dia, frequentemente descartados após uma única utilização.
Numa primeira fase, os alunos fizeram pesquisa sobre quais os objetos de uso quotidiano mais consumidos e rapidamente descartados, com grande impacte ambiental. A escolha recaiu sobre um saco de plástico.
Posteriormente os alunos pesquisaram sobre o seu processo de fabrico e efeito no meio ambiente quando descartado de forma irresponsável.
Na fase de construção do guião da animação, apelam ao público-alvo que reutilize os sacos de plástico, pois desta forma irá ao encontro do que se preconiza na política dos RRR.
Para a elaboração do projeto foram utilizadas várias ferramentas: Blender - criação da animação 3D de abertura; Adobe Photoshop - rascunho da animação; Adobe Illustrator - edição vetorial dos elementos gráficos; Adobe After Effects - Criação das várias cenas; Adobe Premiere - Montagem da animação final.

Guião do Vídeo ou Animação:
1.ª Cena - Abertura: Animação 3D com o logo do curso.
2.ª Cena - Título da animação.
3.ª Cena - Produção do saco de plástico como um processo moroso e em que a matéria prima é o petróleo, um recurso não renovável.
4.ª Cena - Recriação de uma ida ao supermercado (situação do dia-a-dia, muito frequente, em que o saco de plástico é utilizado).
5.ª Cena - A personagem (Sra. Carla), em casa, reflete sobre uma possível consequência do descarte irresponsável do saco de plástico - o efeito prejudicial sobre os animais marinhos representados por uma tartaruga recém-nascida.
6.ª Cena - No dia seguinte, a Sra. Carta decide reutilizar o saco de plástico, numa alusão à atitude desejável - reduzir e reutilizar em vez de descartar.
7.ª Cena - Mensagem final de apelo à proteção da natureza para todas as gerações e relembrando a política dos RRR.
8.º Cena - Ficha técnica.

Link do Trabalho Publicado:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.