Geração Verdão – Trabalhos 2021 – Vídeo ou Animação

Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (Vila Nova de Famalicão)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Cláudio Sampaio- 16 anos
Frederico Oliveira- 16 anos
Joana Costa- 16 anos
José Ribeiro- 16 anos
Mariana Magalhães- 16 anos

Memória Descritiva:
Explicar os princípios da economia circula de forma simples, clara e objetiva foi o desafio proposto aos alunos. Eles informaram-se, pesquisaram e tiveram a ideia de explicar os princípios da economia circular através de uma peça de roupa.
Elaboraram o guião, escolheram as "vozes", ajustaram as imagens e realizaram o vídeo que pretende transmitir uma mensagem de mudança de hábitos, de atitude cívica, de resposta ao desafio da proteção ambiental.
Numa época de emergência climática é necessário agir e promover a circularidade!

Guião do Vídeo ou Animação:
Proposta de guião- concurso “Geração verdão”
Duração: 1:30min
Instruções: Realização de um Vídeo ou Animação sobre o tema da Economia Circular, ou seja, sobre o ciclo de vida de uma embalagem à escolha (preferencialmente recorrendo a animação gráfica com duração máxima de 1:30 (um minuto e 30 segundos).
Aluno 1- O que estão a fazer?
Aluno 2- Estamos a reciclar!
Aluno 3- E desta forma estamos a promover a economia circular!
Aluno 1- Economia circular? Nunca ouvi falar em tal coisa! O que é isso?
Aluno 2- Economia circular é dar nova vida, ou seja, valorizar os resíduos.
Aluno 3- Ora repara:
Se reciclares plásticos, eles poderão ser reutilizados para fabricar roupa, mobiliário de jardim e de praia, novas embalagens…
Aluno 1- Roupa?
Aluno 2- Sim, 25 garrafas de 2 litros de água geram plástico suficiente para fazer uma camisola de malha polar como a tua!
Aluno 1- Como?
Aluno 3- Primeiro deves colocar no ecoponto amarelo todas as garrafas de plástico que utilizas. Depois, esse plástico será limpo e separado por tipologias.
Aluno 2- Posteriormente ele será revalorizado, ou seja, será transformado, por processos químicos ou mecânicos, em novas matérias-primas, nomeadamente em poliéster para fazer a tua camisola.
Aluno 1- Nunca pensei que a minha camisola já foi, noutra vida, uma garrafa de plástico!
Convenceram-me! Vou passar a reciclar e a promover a economia circular!

Link do Trabalho Publicado: