Geração Verdão – Trabalhos 2021 – Vídeo ou Animação

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
António Ferreira (21 anos)
Leonor Simplício (23 anos)
Sara Gonçalves (21 anos)

Memória Descritiva:
Animação apresentada tem como principal objetivo a análise de um dos vários “ciclos de vida” que uma embalagem de plástico pode adquirir. Um outro objetivo deste trabalho, é a sensibilização do público-alvo para a importância de aderir a uma economia circular. Para tal foi realizada uma animação que pretende relatar, numa primeira instância, a obtenção de matérias-primas virgens (petróleo) e os processos necessários (transporte e fabrico) para a obtenção de uma embalagem de plástico. Numa segunda instância, o vídeo relata um dos processos inerentes à reciclagem de uma embalagem de plástico. Ao longo da animação foi também salientada a importância do consumidor. Este deverá ter um comportamento que fomente a separação de resíduos, nomeadamente aqueles que são passíveis de valorização.

Guião do Vídeo ou Animação:
Animação 1
Já olhaste para uma embalagem de sumo e imaginaste de onde é que ela veio?
Animação 2
Muitas das embalagens que contêm os produtos que consumes são constituídas por plástico que é feito a partir de matérias-primas virgens, tais como o petróleo.
Animação 3
O petróleo é utilizado também para a produção de combustíveis, importantíssimos no processo de produção e transporte das embalagens.
Animações 4 e 5
Quando chega às fábricas, o petróleo é processado e transformado (...) com o intuito de produzir embalagens de plástico que contém o sumo que bebemos.
Animações 6 e 7
Após a produção, as embalagens de sumo são transportadas até aos pontos de venda onde (...) estão prontas a serem adquiridas por todos nós.
Animações 8 e 9
Quando consumimos os produtos (...) muitos de nós depositam as embalagens junto com os resíduos indiferenciados, promovendo assim o esgotamento de recursos.

Link do Trabalho Publicado:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.