Geração Verdão – Trabalhos 2021 – Vídeo ou Animação

Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Agostinho Silva Faria - 18 anos
Válter Henriques Jau - 19 anos
Wtchara Maclayne Pereira dos Santos - 19 anos

Memória Descritiva:
Tudo começou a partir do desafio proposto pela professora de gestão de resíduos sólidos, águas e ambiente do curso técnico de gestão de ambiente, tipo 6, que nos informou da iniciativa do programa Eco-Escolas.
Aceitámos o desafio e começámos pela escrita do guião. Pretendíamos apelar para a necessidade de ser feita a reciclagem do plástico. Depois foi a fase de pensar na criação do vídeo. Ao início tivemos algumas dificuldades porque não sabíamos como utilizar programas de criação de vídeos de animação gráfica e quais os existentes, mas com ajuda, da partilha de vídeos e plataformas dos nossos professores, conseguimos realizar o vídeo na plataforma “videoscreibe”.
Todos sabemos que o plástico é um material resistente, versátil e tem uma longa duração, que é muito utilizado em muitos produtos com os mais diversos fins. Quando os resíduos de plástico não são devidamente separados vão misturados com os resíduos indiferenciados, o que pode trazer consequências ambientais indesejáveis para além de não ser permitida a sua reciclagem. Portanto, a sua recolha e separação são de extrema importância!

Guião do Vídeo ou Animação:
"Ciclo de Vida de uma Embalagem "
Ciclo do Plástico
Sabias que se o plástico não for colocado no seu destino adequado pode causar problemas na saúde?
O plástico quando descartado no ambiente acaba por ir para os oceanos e durante a sua decomposição há a formação de microplásticos. Os peixes acabam por ingeri-los, posteriormente os humanos consomem esses peixes e consequentemente, os microplásticos contidos neles, que causam problemas de saúde. Infelizmente, cerca de 70% de todo o lixo marinho é constituído por plásticos. Estima-se que até 2050 haverá mais plástico do que peixe nos oceanos.
Por estas razões o plástico tem que ser reciclado.
E que tal começar pela garrafa de água que usas no dia a dia?
O plástico é obtido através do petróleo. O consumidor coloca o plástico num local adequado: o ecoponto amarelo onde são, também, colocadas, outras embalagens de plástico, embalagens tetrapak, embalagens de metal e esferovite.
A recolha dos plásticos é feita pelas entidades municipais. Seguidamente, é feita a triagem numa estação de resíduos adequada, de acordo com a classificação dos diferentes tipos de plásticos recolhidos. Daí, esses plásticos são enviados para reciclagem.
Após a reciclagem obtém-se novos plásticos que servirão para formar novos materiais.
Se este ciclo contínuo de recolha, reciclagem e devolução for efetuado por cada um de nós, uma simples garrafa de água volta para ti como qualquer outra embalagem depositada no ecoponto amarelo. Chama-se a este ciclo, economia circular. Poupamos os recursos naturais do planeta e não o poluímos devido a esse ciclo.
Recicle o plástico! Não polua os oceanos!

Link do Trabalho Publicado:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.