Geração Verdão – Trabalhos 2021 – Construção de Objetos

Jardim de Infância Beatriz Costa - Charneca (Mafra)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Joana Filipe (5 anos)

Memória Descritiva:
Este subprojeto, desenvolvido no âmbito do projeto “Resíduos”, teve como ponto de partida um interesse muito peculiar que existe no grupo de crianças da Sala Verde, acerca do artista Van Gogh e que motivou esta exploração.
As tarefas consistiram em:
- pesquisar acerca da vida e obra de Van Gogh (livros e internet);
- explorar imagens diversas das suas obras de arte e compreender quais as técnicas que gostava de usar;
- ouvir música dedicada ao artista – “Starry, starry night”;
- pintar/desenhar os seus quadros;
- plantar sementes de girassol e registar o processo de germinação;
- construir em 3D a sua casa e o seu quarto, tal como os conhecemos das suas obras.
Esta imagem final inclui produções plásticas (pintura, colagens, recortes) a partir de uma caixa de cartão expositora (de artigos de bebé numa farmácia). Foram usados os seguintes materiais: rolhas de cortiça (cadeiras, mesa e cama) restos de fio-norte (quadros), cartão das embalagens do leite escolar (janelas, cama, cadeiras, mesa e molduras dos quadros), papel de rolos de máquina registadora (quadros). Procedeu-se ao registo fotográfico.
Este subprojeto é importante em múltiplos sentidos:
- perceber que é possível transformar embalagens velhas em arte;
- adquirir noções de organização espacial;
- conhecer artistas e a sua obra;
- ligar conteúdos de expressão plástica a conteúdos de matemática e ciência (transdisciplinaridade).

Imagens do Objeto: