Geração Verdão – Trabalhos 2021 – Construção de Objetos

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Nuno Narciso - 15 anos
Raquel costa - 16 anos
Ana Carolina Rodrigues - 18 anos
Maria Inês Osório - 12 anos
(Todos com déficit intelectual)

Memória Descritiva:
Comemorações: Dia do Pai e Dia da Mãe
Dia do Pai – Estojo para relógios
Materiais:
Embalagem: Caixa de cartão (de sapatos).
Outros materiais:
Rolo de cartão, papel canelado, papel de embrulho, cola, tesoura, x-ato, serrote.
Todos os anos, no dia 19 de março, Dia do Pai, é costume os alunos construírem um pequeno presente para oferecerem aos respetivos pais. Com o objetivo de desenvolver cada vez mais a vertente ecológica, houve a preocupação de recorrer à reutilização de materiais. Assim, a partir de uma caixa de cartão (de sapatos), construímos um estojo para o pai guardar os relógios.
A técnica usada foi, basicamente, cortar o rolo (esta tarefa foi executada pelo adulto, dado o perigo que os instrumentos de corte representam para estes alunos), de forma a caber na caixa, e forrá-lo com papel. Forrou-se o interior da caixa com papel canelado e introduziu-se nela o rolo forrado. Decorou-se o exterior da caixa com um relógio pintado pelos alunos.
Dia da Mãe – Arranjo floral
Materiais:
Embalagens: 1 caixa quadrada de cartão (cápsulas de café) + 2 pacotes de leite de 1 litro + caixas de ovos
Outros materiais:
Cartão canelado e liso, cola (líquida e quente), corante alimentar vermelho, esferovite para fixar as flores, água, flores do campo.
O grande objetivo deste trabalho foi conciliar o reaproveitamento de embalagens, de forma a contribuir para a redução dos resíduos sólidos, com o aproveitamento dos recursos naturais que a escola oferece, nomeadamente a vegetação espontânea, pelo facto de se localizar numa quinta. Assim, e porque a maioria dos alunos referiu que gostaria de oferecer flores à mãe, no Dia da Mãe, optou-se por construírem um centro de mesa composto por um suporte e um ramo de flores do campo, apanhadas pelos alunos, no exterior da sala.
Para a construção do suporte das flores, foi usada uma caixa das cápsulas de café (quadrada), forrada (exterior) com papel canelado. A seguir, cortaram-se, ao meio, 2 pacotes de leite de 1 litro, aproveitaram-se as partes inferiores e colocaram-se dentro da caixa quadrada. De seguida, recortaram-se dois corações em cartão e decoraram-se com pedaços da caixa de ovos, tingidos com corante alimentar vermelho. Colaram-se os corações no exterior da caixa, em lados opostos e colocaram-se, dentro dos pacotes de leite, as flores silvestres que os alunos apanharam.

Imagens do Objeto: