Geração Verdão – Trabalhos 2021 – Cartaz

Escola EB D. Manuel I - Pernes (Santarém)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Alunos da turma do 9.ºano - 9.ºB - Pernes (18 alunos) , idades entre os 14 e 15 anos.

Memória Descritiva:
Metodologia
Inicialmente, o desafio nacional “Geração Verdão em Circulação” foi apresentado pela coordenadora do Programa Eco-Escola da nossa escola, numa reunião de Conselho Escolar, de modo a divulgar esta iniciativa do Novo Verde - Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens em parceria com o Programa Nacional Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa junto dos docentes, decidindo-se pela participação da nossa escola no mesmo.
Posteriormente, nas aulas de Físico-química a professora Laura Bento (Coordenadora do projeto Eco-Escolas) divulgou, junto dos alunos do nono ano – 9.ºB, este concurso apresentando o regulamento do mesmo e deu-se início à construção do Cartaz/Poster A2 em formato digital.
O Cartaz “A vida de uma embalagem”, traduz o percurso de vida de um telemóvel, pois desde pequenos temos que aprender a refletir, reutilizar, reciclar … e agir. Os telemóveis que usamos hoje são feitos com cerca de 30 elementos químicos, dos quais mais de metade podem ser alvo de preocupação nos próximos anos devido à sua crescente escassez. Após o fabrico dos telemóveis (Embalagem), estes são armazenados e posteriormente distribuídos pelos diversos continentes, onde ficam disponíveis para o consumo da população. Uma grande parte da população mundial não tem consciência da importância da reciclagem como estratégia de preservação dos recursos naturais, pois cerca de 10 milhões de telemóveis são descartados ou substituídos todos os meses na Europa. Temos de olhar para os nossos hábitos e tendência de consumo e evitar reciclar de forma imprópria estes objetos. Dos locais de recolha, os telemóveis são levados para empresas de triagem e reciclagem, onde os elementos químicos e alguns dos componentes são recolhidos e por fim, poderão ser utilizados para recuperação da matéria-prima/elementos químicos, de novo disponível para as empresas de origem, enquanto os componentes ainda em bom estado podem ser introduzidos aquando da reparação dos equipamentos. Fechando-se assim o seu ciclo de vida. Contudo, os telemóveis em bom estado ainda podem ser reutilizados e vendidos como recondicionados.
O Cartaz/Poster tenta chamar a atenção para o risco de ver muitos dos elementos naturais que formam o nosso planeta serem esgotados, quer por causa de reservas limitadas, por serem originários de zonas de conflito ou devido à nossa incapacidade para os reutilizar.
Processo de construção do cartaz:
1 Apresentação do desafio à turma de nono ano.
2 Recolha de alguns telemóveis inutilizados.
3 Pelos vários grupos foram distribuídos os diferentes constituintes do telemóvel – capa, tela, parte elétrica e bateria.
4 Pesquisa de informação.
5 Trabalho de grupo para apresentação de ideias.
6 Realização do PowerPoint para cada componente do telemóvel.
7 Realização do cartaz digital.
Materiais utilizados – Telemóveis, telemóveis avariados, computadores, imagens digitalizadas, o texto passado para Word e o software PowerPoint.
Intervenientes:
• 18 alunos do 9.º ano, turma B-P
• Docente e coordenadora do projeto Eco-Escolas – Laura Bento
Trabalho complementar – os alunos realizaram pesquisas na internet sobre reciclagem de telemóveis e construíram trabalhos em PowerPoint sobre cada um dos componentes dos telemóveis, o que permitiu sensibilizar os alunos para a importância da reciclagem nomeadamente através da recolha seletiva de resíduos, e para sua colocação correta e diferenciada pelos ecopontos, contribuindo assim, para facilitar a reciclagem, para a poupança de recursos naturais e consequentemente para a preservação e proteção do meio Ambiente. Sensibilizar os alunos que, como indivíduos, temos de nos questionar se mudar frequentemente de telemóvel ou outro dispositivo eletrónico é verdadeiramente necessário e devemos reciclá-los corretamente para evitar que não terminem em aterros ou a poluir o ambiente. Além do exposto, devem também ser consideradas questões éticas de transparência, de modo a evitar abusos de direitos humanos e a permitir que os cidadãos estejam informados para fazer escolhas mais conscientes, uma vez que muitos dos elementos químicos envolvidos/usados na parte eletrónica e na tela são importados de zonas de conflito.
Este desafio veio enriquecer o projeto educativo da nossa escola que visa sensibilizar a comunidade educativa para a importância da reciclagem e incluir hábitos de respeito pela preservação e proteção do Meio Ambiente.
Escalão: 2.º e 3.º Ciclo escalão.

Cartaz:

Ciclo de vida de um telemóvel.