Geração Verdão – Trabalhos 2021 – Cartaz

Escola Básica e Secundária de Paredes (Paredes)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Nome:Lara Pacheco
Turma:6.ºB
Idade: 11 anos

Memória Descritiva:
Escola Básica e Secundária de Paredes
Coordenadora Eco-Escolas: Professora Lídia Vale
Atividade: Economia Circular – História de um objeto
Objetivos:
Elaboração de um cartaz com dimensão A2, onde deve estar ilustrada a História de uma embalagem à vossa escolha, relacionado com o tema da Economia Circular (matéria prima, transformação, utilização, duração e encaminhamento).
Metodologia:
Trabalho de articulação disciplinar entre Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual.
A apresentação do tema/Motivação foi realizada na aula de Cidadania e Desenvolvimento.
Com a quantidade progressiva de lixo gerada todos os dias no mundo, a reciclagem e a reutilização dos resíduos, tem um papel fundamental, para a manutenção da saúde das pessoas e do planeta.
A importância da reutilização encontra-se diretamente ligada, com um desenvolvimento sustentável, englobando, não só o meio ambiente, mas também aspetos económicos e sociais.
Uma das maiores vantagens da reciclagem é a minimização da utilização dos recursos naturais, assim como a redução de resíduos que necessitam de um tratamento final de “vida”.
Concluindo a reciclagem, reduz significativamente a quantidade de resíduos e contribui para matéria prima para a produção de novos materiais.
Os alunos entre outras temáticas trabalharam a política dos 5 Rs, sendo estes uma política que visa reduzir a geração de resíduos no nosso planeta, fazendo com que cada um de nós mude o comportamento diante do consumo e a forma que lida com os resíduos gerados. Os 5 Rs consistem em cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
Realização: Individual em regime E@D, com a orientação da professora de Educação Visual. Utilizando os seguintes materiais, cartolina, lápis de grafite, lápis de cor, marcadores, lápis de cera, tecidos…), e as técnicas de desenho, pintura, recorte e colagens.
Descrição do trabalho enviado:
Trata-se de uma turma de 6.º ano de escolaridade, com a particularidade de ser do regime Articulado de Dança.
“Ao longo dos anos, as sapatilhas passaram por diversos processos de fabricação para melhorar o desempenho dos bailarinos em cena, se tornando muito mais eficiente e personalizados para cada tipo de pé.
O procedimento é quase todo manual e cada fabricante tem as suas características de fabricação, mas o material mais utilizado para fazer a estrutura da caixa e deixar a ponta dura e firme, são: várias camadas de cola, intercaladas com tecido e papelão e, o restante da sapatilha, é feita de cetim e couro” – Espaço Ballet Carmen
O trabalho a concurso, retrata a vida de uns sapatos de balé, assim como todas as matérias primas que compõem os diferentes componentes, a saber: couro, para a sola; cartão e cola, para as pontas; seda e lã para o exterior e interior do sapato. Após as muitas utilizações, os sapatos ficam gastos não contendo as características necessárias para o desempenho brilhante de uma bailarina, estas servirão para colocar num caixilho para embelezar o quarto de uma futura estrela do Ballet.

Cartaz:

Ciclo de vida de uns sapatos de Balé