Geração Verdão – Trabalhos 2021 – Cartaz

Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Ana Rita Marques 9º C - 15 anos

Memória Descritiva:
Este desafio, resultante de uma sensibilização para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável, com total preservação do ambiente e minimização da pegada ambiental pretendeu lembrar que, tudo o que consumimos tem uma história de vida, um “ciclo de vida”. Um ciclo que inicia na extração das matérias-primas necessárias para produzir cada produto e termina quando se deita fora o produto, após a sua utilização/consumo. E por isso devemos ter em consideração todas as matérias-primas que foram extraídas da natureza e foram usadas no processo de fabricação; a energia e a água utilizadas para transformação desses produtos; a mão-de-obra utilizada; o combustível usado no transporte, tanto das matérias-primas até o local de fabricação dos produtos, como dos produto até ao local onde serão expostos para venda; e o combustível usado para levar os produtos do local onde estavam expostos para venda, até ao local onde vão ser utilizados até ao fim da sua vida útil. O ciclo de vida do lápis foi o exemplo escolhido pela Rita, que retratou todo o percurso que a madeira percorre até se transformar num lápis. Para o efeito, a aluna utilizou o programa PicsArt.

Cartaz:

Ciclo de Vida do Lápis