Geração Verdão – Trabalhos 2021 – Cartaz

Escola EB 2,3 Dr. Ruy D'Andrade (Entroncamento)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Carolina Lopes Cardoso Constantino Alves, n.º 22168, 14 anos
Catarina Felício Santos, n.º 22169, 14 anos
Henrique Calvo Maia, n.º 22209, 13 anos

Memória Descritiva:
No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, a turma 8ºG, da Escola EB 2/3 Dr. Ruy d´Andrade, do Entroncamento, desenvolveu o projeto “Eco-8ºG”, envolvendo várias etapas, uma das quais a participação no desafio “Geração Verdão”. Na turma, constituída por 22 alunos, foram definidos 7 grupos, e cada grupo elaborou um cartaz de dimensão A2 ilustrando a História de uma embalagem, à escolha dos alunos, relacionado com o tema Economia Circular (matéria-prima, transformação, utilização, duração e encaminhamento).
A concretização desta etapa do projeto foi desenvolvida nas disciplinas de Geografia e Físico-Química, num cenário de aprendizagem ativa e integrada.
Em Geografia caracterizaram-se os principais processos de produção e equacionou-se a sua sustentabilidade.
Descreveram-se exemplos de impactes da ação humana no território, reconheceu-se a necessidade de gestão de recursos naturais e de uma distribuição mais equitativa entre a produção e o consumo, a diferentes escalas.
A disciplina de Físico-Química contribuiu para uma tomada de consciência quanto ao significado científico, tecnológico e social da intervenção humana no nosso ambiente. A sustentabilidade da vida na Terra depende da capacidade do Homem na utilização criativa dos recursos disponíveis, transformando-os e moldando-os de forma sustentável e minimizando os impactos ambientais. Neste contexto, o domínio dos fatores que condicionam as transformações físicas e químicas é essencial em todas as fases do ciclo de vida dos produtos e materiais que utilizamos.
Os alunos elaboraram os cartazes e, no final, procedeu-se a uma votação para eleger o cartaz a concurso.
O cartaz eleito foi elaborado pelos alunos: Carolina Alves, Catarina Santos e Henrique Maia.

Cartaz: