Geração Verdão – Trabalhos 2021 – Cartaz

Escola EB 2,3 da Maia (Maia)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Ana Beatriz Rosa Freitas, 13 anos
Leonor Pereira do Pranto, 13 anos
Mafalda Filipa Moutinho Barros Matos, 13 anos
Maria Duarte Dinis, 14 anos
Mariana Coutinho Soares. 14 anos

Memória Descritiva:
Desafio “Geração Verdão”
Memória descritiva
Identificação do trabalho
Estabelecimento de ensino: Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia
Escola Básica 2,3 da Maia
Nome dos concorrentes: Ana Beatriz Rosa Freitas / Leonor Pereira do Pranto / Mafalda Filipa Moutinho Barros Matos / Maria Duarte Dinis / Mariana Coutinho Soares.
Ano de escolaridade: 8º ano (turma B)
Professor responsável: Manuela Maria da Costa e Silva
Produção e significado do trabalho
Este trabalho surgiu quando a nossa professora de Ciências Naturais nos propôs concorrer ao desafio “Geração Verdão” que consistia em criar um cartaz de dimensão A2, onde deve estar ilustrada a história de uma embalagem à nossa escolha, relacionado com o tema da Economia Circular (matéria prima, transformação, utilização, duração e encaminhamento). Como nós temos interesse e preocupação pelo Ambiente e pelo futuro da nossa Sociedade, achamos que era uma boa maneira de sensibilizar as pessoas para a temática da Economia Circular.
O nosso trabalho é sobre a embalagem de leite, uma vez que é um produto que todas nós consumimos no nosso dia-dia e na sua produção são utilizados vários recursos naturais. Quanto à organização do trabalho decidimos que a embalagem ficava no centro, pois é a “personagem principal” e a sua história ficava ao seu redor. Relativamente aos materiais que utilizamos, nomeadamente: as setas e círculos (dos balões) foram recortados de uma capa de cartão azul; na construção das árvores reutilizamos papel, fazendo bolinhas pequenas e o tronco foi desenhado e recortado; a fábrica, a máquina de extração de petróleo e os balões (sendo que no de plástico está colado um plástico por cima do papel branco) foram desenhados por nós; o supermercado que representa todas as lojas onde são expostas as embalagens para serem vendidas, o camião e as pessoas resultaram de recortes de revistas; os contentores foram feitos também de vários tipos de papel; a embalagem de leite pequena e o vaso foram feitos à mão com a parte de trás da embalagem grande, que foi recortada, e para fazer a tampa voltamos a utilizar um bocado de papel verde; as setas do símbolo de reutilização foram recortadas de uma revista; as flores foram tiradas de uma das nossas casas e o título foi escrito à mão. Tivemos a preocupação de realizar este trabalho usando materiais que tínhamos em casa, ou seja, utilizando o princípio da reutilização.
Este trabalho teve como suporte final uma folha de cartolina, neste caso verde, no formato A2 e foram utilizados lápis de grafite, lápis de cor e marcadores.
Finalmente este produto final foi entregue em formato digital e de acordo com as condicionantes patentes no regulamento do concurso.
Público-alvo
O público-alvo deste trabalho é a população em geral (de todas as faixas etárias).
Fontes de pesquisa
Após a apresentação do desafio à turma e de apreendermos o conceito de Economia Circular realizamos diversas pesquisas na internet, tendo reunido a informação necessária para a elaboração do nosso trabalho.

Cartaz:

A história da embalagem de leite