Geração Verdão – Trabalhos 2021 – Cartaz

Escola EB1,2,3/JI de Angra do Heroísmo (Angra do Heroísmo)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Afonso Costa, 13 anos
João Pereira, 14 anos
Letícia Ourique, 14 anos
Raquel Peixoto, 13 anos

Memória Descritiva:
Este trabalho consistiu na elaboração de um cartaz alusivo ao tema proposto pelo Programa Eco-Escola. O Desafio “Geração Verdão” foi lançado às turmas do 2.º e 3.º ciclo da escola e sugerido que fosse explorado na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Inscreveram-se a participar neste desafio três turmas do 8.º ano.
A partir do desafio lançado, (construção de um cartaz sobre a História de um objeto, relacionando com a Economia Circular) começámos por partir da ideia lançada de forma a contextualizar a atividade. De seguida, foram formados grupos (no total de treze grupos constituídos por três ou quatro elementos por grupo) e os alunos iniciaram a fase de projeto. Num primeiro momento, os alunos pensaram no objeto que queriam pesquisar e explorar e de seguida esquematizaram as suas ideias numa folha branca A4, planificando assim o futuro cartaz. Posteriormente, foram disponibilizadas aos grupos cartolinas brancas para a concretização do projeto. Os cartazes foram elaborados nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento sob a supervisão da professora Izália Sousa.
Concluídos os cartazes, foi formado um júri com elementos pertencentes ao Conselho Eco-Escolas para serem eleitos três cartazes e desses três escolher o cartaz vencedor que posteriormente será submetido.
O cartaz vencedor foi elaborado por um grupo de quatro alunos do 8.º2 (Afonso Costa, João Pereira, Letícia Ourique e Raquel Peixoto) e aborda o ciclo das rolhas de cortiça.

Cartaz:

Rolha de cortiça - Geração verdão em circulação