Geração Verdão – Trabalhos 2021 – Cartaz

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Todos os alunos da turma do 9.ºE da escola: Alina Dyug, 14 anos; André Camarão, 14 anos; Anna Melnk, 14 anos; Beatriz Ferro, 14 anos; Carolina Silveira, 13 anos; Daniel Oliveira, 13 anos; Dilan Silva, 14 anos; Duarte Almeida, 13 anos; Edgar Rocha, 14 anos; Eva Duarte, 14 anos; Inês Anaisa Sandramo, 14 anos; Inês Soares, 14, anos; Iris Covão, 14 anos; Laura Couto, 13 anos; Leonardo Lontro, 14 anos; Leonardo Liceia, 14 anos; Maira Fernandes, 14 anos; Maria Mexia, 14 anos; Mariana Marcelo, 14 anos; Mariana To

Memória Descritiva:
A elaboração do Cartaz foi proposta a uma turma do 9.º ano de escolaridade, na disciplina de educação visual, tendo por base a aplicação de conteúdos da disciplina de acordo com as características do trabalho. O Cartaz foi realizado no início do 3.º período.
1.ª Etapa: Motivação e abordagem de conceitos relacionados com a “Economia Circular”: a problemática dos resíduos e recolha de informação sobre o que lhes acontece depois de serem colocados no respetivo Ecoponto.
2.ª Etapa: Seleção por aluno de uma embalagem/produto e realização de pesquisas sobre as características e respetivo “ciclo de vida” do principal material utilizado na construção dessa embalagem.
3.ª Etapa: Desenho dos projetos individuais (organização gráfica do cartaz) tendo por base toda a informação recolhida.
4.ª Etapa: Escolha e seleção do(s) projeto(s) com as ideias mais interessantes e originais para serem replicados no trabalho final.
5.º Etapa: Realização do cartaz. Tendo como base uma folha de cartão duplex, um grupo de alunos da turma elaborou o cartaz final. Nesta fase recorreram a vários materiais de desenho e pintura, tais como: lápis, borracha, lápis de cor, canetas de feltro e canetas de acetato.
6.ª Etapa: o trabalho foi exposto no placard Eco-Escolas para conhecimento da comunidade.

Cartaz:

A vida de uma lata de salsinhas