Geração Verdão – Pinta o EcoBag – Trabalhos 2021

Escola Básica e Secundária de Paredes (Paredes)

Fotografias do Ecoponto Azul:

Fotografias do Ecoponto Amarelo:

Matilde Mercês, 6ºA

Fotografias do Ecoponto Verde:

Memória Descritiva:
Escola Básica e Secundária de Paredes
Coordenadora Eco-Escolas: Professora Lídia Vale
Atividade: Pinta o EcoBag
Objetivos:
- Conhecer o tipo de resíduos de embalagem que deve ser colocado em cada ecoponto;
- Incentivar a separação seletiva de embalagens e respetivo encaminhamento destes resíduos;
- Trabalhar o conceito de Economia Circular;
- Divulgar o trabalho das Eco-Escolas.
Características do trabalho:
Pretende-se que os alunos realizem um desenho alusivo ao tipo de materiais a colocar em cada ecoponto, respetivas cores e ainda uma mensagem que apele à deposição seletiva de resíduos.
Metodologia:
Trabalho de articulação disciplinar entre Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual.
A apresentação do tema/Motivação foi realizada na aula de Cidadania e Desenvolvimento.
Com a quantidade progressiva de lixo gerada todos os dias no mundo, a reciclagem tem um papel fundamental, para a manutenção da saúde das pessoas e do planeta.
A importância da reciclagem encontra-se diretamente ligada, com um desenvolvimento sustentável, englobando, não só o meio ambiente, mas também aspetos económicos e sociais.
Uma das maiores vantagens da reciclagem é a minimização da utilização dos recursos naturais, assim como a redução de resíduos que necessitam de um tratamento final de “vida”.
Concluindo a reciclagem, reduz significativamente a quantidade de resíduos e contribui para matéria prima para a produção de novos materiais.
Os alunos entre outras temáticas trabalharam a política dos 5 Rs, sendo estes uma política que visa reduzir a geração de resíduos no nosso planeta, fazendo com que cada um de nós mude o comportamento diante do consumo e a forma que lida com os resíduos gerados. Os 5 Rs consistem em cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
Realização: Individual em regime E@D, com a orientação da professora de Educação Visual. Utilizando os seguintes materiais, folha cavalinho A3, lápis de grafite, lápis de cor, marcadores, lápis de cera…
Observação: Uma vez que o trabalho foi realizado na modalidade E@D, as fotos foram enviadas pelos alunos, não tendo a qualidade desejada.