Geração Verdão – Pinta o EcoBag – Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 Escultor António Fernandes de Sá (Vila Nova de Gaia)

Fotografias do Ecoponto Azul:

Fotografias do Ecoponto Amarelo:

Fotografias do Ecoponto Verde:

Memória Descritiva:
Esta proposta de trabalho apresentada pela ABAE, foi acolhida de modo entusiástico, mobilizando os alunos para aprendizagens essenciais nas disciplinas de Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento e de Educação Visual, Português e História do 3º ciclo.
O excerto do Plano de Trabalho, abaixo apresentado, enuncia os objetivos desta atividade. As aprendizagens realizadas nas diferentes disciplinas, foram determinantes para o sucesso.
No processo foram criados dois momentos: aquisição de conhecimentos e aplicação dos saberes. Na aquisição os alunos aprenderam o conceito de Economia Circular, a importância da separação seletiva de resíduos, a identificação e função dos Eco Bags. Na aplicação dos saberes criam uma imagem adequada à função de cada Eco Bag.
Este trabalho interdisciplinar, articulado com o Projeto Eco Escolas foi planeado para ser realizado no espaço escolar em regime presencial. Após o seu início foi necessário adaptar a realização ao regime de aulas on-line. Os alunos já estavam elucidados e motivados o que facilitou a tarefa. Não impedindo o desenvolvimento, foi necessário reinventar procedimentos que têm que ver com o modo de fazer. Os alunos utilizaram os materiais riscadores e de pintura enunciados no plano mas, puderam também, utilizar o desenho digital ou tratamento de imagem digital (depois de realizado em papel), numa perspetiva contemporânea do desenho e do design de comunicação. A adequação do processo aula foi bem conseguido.
Da avaliação que fizemos sobre a atividade, professores e alunos, resulta a certeza de que contribuiu decisivamente para a educação de cada um, e que cada um de nós se sente melhor cidadão. Os trabalhos realizados cumprem a função: comunicar para educar.
Estes trabalhos que a ABAE nos tem apresentado permitem-nos pensar, organizar e criar, sempre num contexto de aprendizagem colaborativa e cooperativa.
ETAPA do Plano de trabalho | PLANIFICAÇÃO de EV
Atividade – Pinta o Eco- Bag ( PROPOSTA DE TRABALHO DA ABAE)
APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE –
Criar desenhos relacionados com as três cores do Ecoponto (azul, amarelo e verde), tendo por objetivo incentivar a comunidade na separação de embalagens. Pretende-se que realizes um desenho alusivo ao tipo de materiais a colocar em cada ecoponto, respetivas cores e ainda uma mensagem que apele à deposição seletiva de resíduos.
OBJETIVOS:
• Conhecer o tipo de resíduos de embalagem que deve ser colocado em cada ecoponto;
• Incentivar a separação seletiva de embalagens e respetivo encaminhamento destes resíduos;
• Trabalhar o conceito de Economia Circular;
• Divulgar o trabalho das Eco Escolas.
PROCEDIMENTO
1. Selecionar a cor do Eco Bag a decorar
2. Criação de imagem adequada à função – que identifique o tipo de lixo/cor
3. O fundo terá que ficar branco