Geração Verdão – Pinta o EcoBag – Trabalhos 2021

Escola Básica e Secundária de S. João da Madeira (São João da Madeira)

Fotografias do Ecoponto Azul:

Fotografias do Ecoponto Amarelo:

Fotografias do Ecoponto Verde:

Memória Descritiva:
Toda a turma do 5ºC da Escola EB 2,3 de S. João da Madeira, do Agrupamento de escolas João da Silva Correia aderiu a este concurso.
Na aula semanal com a diretora de turma (DT_Turma) inicialmente em contexto presencial e de seguida no ensino à distância foi proposto aos alunos do 5º C , a realização de três desenhos para a participação no concurso Geração Verdão, pinta o Ecobag. O ponto de partida foi uma explicação e sensibilização para a importância da separação dos resíduos e que tipo de resíduos se devem colocar em cada ecoponto. A intenção desta sensibilização, foi passar a mensagem aos alunos que o seu contributo pode tornar o mundo melhor e mais sustentável.
Cada aluno teve a liberdade de desenhar e de criar uma identidade a cada cor do Ecobag. A ideia era elaborar um trabalho coerente e com sentido estético sem intervenção direta do professor. Utilizaram uma folha de papel A3, lápis de cor e alguns recorreram ao computador para inserir letras de pois de digitalizarem o trabalho.
Foi necessário acompanhar o processo através da plataforma Teams para incentivar e motivar os alunos para o concurso. Depois de desenharem os 3 Ecobags, uns alunos fotografaram, outros digitalizaram e de seguida enviaram por email.
Todos os alunos apresentaram 3 desenhos um de cada cor dos Ecobags. A fase seguinte foi selecionar os 9 desenhos para enviar a concurso, 3 para o Ecobag azul, 3 para o amarelo e 3 para o verde. Constituiu-se um júri com 3 professora, a coordenadora da Eco-escola, a professora de Educação Visual da Tuma e a Diretora de turma.
Foi um projeto interessante e uma 1ª experiência para este grupo de alunos com uma média de idades de 10 anos que os uniu em torno de um objetivo comum, resultando nestes 9 trabalhos que enviamos.