Geração Verdão – Pinta o EcoBag – Trabalhos 2021

Escola EB 2,3/S Padre António Morais de Fonseca (Murtosa)

Fotografias do Ecoponto Azul:

Fotografias do Ecoponto Amarelo:

Fotografias do Ecoponto Verde:

Cartaz elaborado pelos alunos da Unidade de Autismo no âmbito das Oficinas de Meio Ambiente.

Memória Descritiva:
A atividade foi implementada em duas situações distintas:
-No âmbito das Oficinas de Meio Ambiente, envolvendo 3 alunos do 5º ano e 2 alunos do 7º, integrados na Unidade de Ensino Estruturado para o Apoio à Inclusão de Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo que funciona na escola.
A separação dos resíduos tem sido uma temática abordada ao longo do ano, pelo que esta atividade foi mais uma oportunidade para consolidar aprendizagens.
O jogo “Os Lixos nos Sítios Certos”, tem sido a estratégia utilizada para sensibilizar e desenvolver conhecimentos sobre a separação das embalagens de uso comum pelos ecopontos (vidro, plástico, papel e cartão), promovendo-se a aprendizagem pelo concreto. O desafio proposto pela Novo Verde e a ABAE constituiu uma oportunidade para os alunos reforçarem as suas aprendizagens e até lançarem uma campanha na escola.
Assim, após a fase de sensibilização e de jogo pelo “aprender fazendo”, os alunos foram desafiados a elaborarem desenhos para constituírem cartazes informativos sobre os resíduos a depositar nos ecopontos.
Os cartazes produzidos foram divulgados na escola através da sua afixação nos próprios ecopontos da escola e serão publicados no painel eco-escola e nos meios digitais da escola.
Sentimos que os alunos estiveram motivados e desenvolveram um trabalho consistente de acordo com o seu perfil de funcionalidade;
-No âmbito das atividades de acolhimento, envolvendo alunos da Educação Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos, durante um dia do mês de fevereiro.
Foi feita a sensibilização através do jogo “Os Lixos nos Sítios Certos” como forma de incentivo à elaboração de desenhos para a atividade.
Os cartazes produzidos serão publicados no painel eco-escola e nos meios digitais do agrupamento.