Geração Verdão – Pinta o EcoBag – Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 de Arouca (Arouca)

Fotografias do Ecoponto Azul:

Fotografias do Ecoponto Amarelo:

Fotografias do Ecoponto Verde:

Memória Descritiva:
Na aula de Educação Tecnológica tem sido prática comum e alimentado aos alunos o espirito de reciclagem, sustentabilidade e proteção ambiental. Assim, ao longo do 1ºsemestre, várias têm sido as atividades propostas com o recurso a material reciclável.
Ao surgir a proposta da EcoEscolas promovida em parceria com a Novo Verde, achei que seria o culminar deste propósito e elevá-lo, com a criação individual do próprio EcoBag.
Este trabalho foi desenvolvido em, duas turmas do 5ºano (B e D). Primeiramente foi apresentado o filme sobre Atitude 3Rs (o qual faz parte da ferramentas auxiliares do manual do aluno e disponibilizado na Escola Virtual), foi realizada uma ficha para consolidação de conhecimentos e proposta a investigação de outros ecobags já existentes. A partir daqui foi proposta a TAREFA., de design do seu Ecobag, com base nas premissas do concurso.
Realizar um desenho alusivo ao tipo de materiais a colocar em cada ecoponto. Respetivas cores e ainda uma mensagem que apele à deposição seletiva de resíduos. No entanto, a imagem deve ter fundo branco. A dimensão do trabalho equivalente a uma folha A3 (29,7 x 42cm) e apresentar-se na orientação vertical.
Foram salientados e evocados os objetivos desta atividade nacional, como: Incentivar e promover uma atitude cívica e ecológica; -Conhecer o tipo de resíduos de embalagem que deve ser colocado em cada ecoponto; -Incentivar a separação seletiva de embalagens e respetivo encaminhamento destes resíduos, e trabalhar o conceito de Economia Circular;
O resultado, bem como a “visão” dos alunos está patente nas obras que seguem em anexo. A visão, mesmo para aqueles que não a têm, aparecendo o resultado desse trabalho e um apelo, para que não sejam esquecidos. Na turma do 5ºD, temos uma aluna invisual, Ema Pinho e o trabalho dela reflete a sua visão para os que não vêm e precisam do tacto para os guiar/conduzir/ orientar. No seu ecobag a aluna colocou elementos tridimensionais em plástico e os quais ela consegue reconhecer tactilmente. Acrescentou ainda, uma frase sobre o tema e a identificação dos resíduos, em braille.
Continuamos a trabalhar na escola e na vida, para um planeta melhor
Continuamos a trabalhar na escola e na vida, para um planeta melhor