Geração Verdão – Pinta o EcoBag – Trabalhos 2021

Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)

Fotografias do Ecoponto Azul:

Fotografias do Ecoponto Amarelo:

Fotografias do Ecoponto Verde:

Memória Descritiva:
EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula
Desafio: Pinta o Ecobag
Memória Descritiva:
O desafio nacional “Pinta o Ecobag” foi divulgado pela coordenadora do Programa Eco – Escola, da nossa escola, junto dos alunos do 1º ciclo do ensino básico, nas aulas de expressão plástica, de modo a divulgar esta atividade da Novo Verde e do Programa Nacional Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa.
Este desafio, desenvolvido pela Novo Verde - Entidade Gestora de Resíduos de embalagens, tem como principal objetivo: contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem em Portugal, através da formação e educação das crianças de hoje, adultos de amanhã, em contexto escolar. Permitiu igualmente aos alunos conhecerem o projeto Geração Verdão, um programa de sensibilização e educação ambiental.
Este desafio sensibilizou ainda, os alunos para a necessidade de conhecerem o tipo de resíduos de embalagens que deve ser colocado em cada ecoponto; sensibilizar os alunos para a importância da separação seletiva de embalagens e respetivo encaminhamento destes resíduos.
A dinamização deste desafio permitiu igualmente trabalhar o conceito de economia circular junto dos alunos e divulgar o trabalho realizado pelas eco-escolas.
Este desafio veio igualmente enriquecer o projeto educativo da nossa escola que visa sensibilizar a comunidade educativa para a importância da reciclagem e incutir hábitos de respeito pela preservação e proteção do Meio Ambiente.
A realçar a aceitação, o interesse, o empenho, o envolvimento e a criatividade, demonstradas pelos alunos.
Metodologia utilizada/processo de elaboração do trabalho:
1- Apresentação do desafio às turmas do 1º ciclo do ensino básico (2 turmas) nas aulas de expressão plástica;
2 – Pesquisa, na internet, sobre a Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens - Novo Verde e pesquisa sobre o desafio “Pinta o Ecobag”;
3 – Início dos trabalhos para participação dos alunos no desafio; “Pinta o Ecobag”;
4 – Pintura/ilustração dos trabalhos;
5 - Escrita coletiva de uma mensagem de apelo à separação de resíduos e à utilização do Ecoponto para a sua deposição, para introdução nos trabalhos;
6 – Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos;
7 – Seleção de nove desenhos (3 trabalhos por cor de ecoponto) para participação da escola no desafio” Pinta o Ecobag”;
8 - Divulgação dos trabalhos realizados no facebook da escola.