Geração Verdão – Pinta o EcoBag – Trabalhos 2021

Escola Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)

Fotografias do Ecoponto Azul:

Fotografias do Ecoponto Amarelo:

Fotografias do Ecoponto Verde:

Memória Descritiva:
OBJETIVOS
Chamar a atenção para a importância da correta separação de resíduos, nos respetivos ecopontos, nomeadamente, no contexto de uma economia circular;
Desenvolver aprendizagens nas vertentes de Expressão Plástica, Estudo do Meio e Ciências Naturais;
Estimular a criatividade dos alunos (as);
Desenvolver a literacia ambiental;
Reforçar a ligação escola-família.
MATERIAIS UTILIZADOS
Papel, material de desenho, cola.
INTERVENIENTES
Participaram alunos(as) do 4º ano, na Área de Expressões/Estudo do Meio, e de 5º ano, na Área de Oferta Complementar/Ciências Naturais, num total de sessenta e dois alunos (as), sob a orientação das respetivas professoras. Contou-se ainda com o apoio das famílias na digitalização dos trabalhos, pelo facto de estarmos numa época de E@D.
METODOLOGIA
Após a apresentação do projeto pelas professoras, os alunos(as) de 4º e 5ºanos aceitaram o desafio de desenhar imagens relativas às três cores dos ecopontos, como forma de incentivar a comunidade a fazer uma correta separação seletiva de resíduos.
Inicialmente, os alunos fizeram uma pesquisa sobre as cores dos ecopontos e tipo de resíduos que devem ser colocados em cada contentor. Foi dada ênfase à necessidade de desenvolver uma cultura de reciclagem na sociedade, contribuindo, assim, para a economia circular, processo estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Em seguida, os alunos(as) elaboraram os seus desenhos e frases alusivas a cada ecoponto. Como, entretanto, já se encontravam em período de E@D, digitalizaram e enviaram os seus trabalhos às professoras. Estas fizeram a seleção tendo em conta o aspeto estético, a correção e a mensagem de cada trabalho.