Geração Verdão – Pinta o EcoBag – Trabalhos 2021

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Fotografias do Ecoponto Azul:

Fotografias do Ecoponto Amarelo:

Fotografias do Ecoponto Verde:

Memória Descritiva:
Estes desenhos resultaram do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A (Sala2) desta Escola de Educação Especial, com deficiência ligeira, associada a dificuldades de aprendizagem. Este trabalho teve com objetivo geral responder ao desafio lançado pela “Novo Verde” em parceria com o Projeto “Eco-Escolas/ABAE”, no âmbito da “Escola-Geração Verdão”, de forma a criar ilustrações criativas para decorar cada ecoponto/ecobags e assim comunicar através de desenho o que deve ser colocado em cada um dos ecopontos de embalagens.
Este desafio foi apresentado aos alunos de forma informal durante um passeio pedestre no espaço exterior da escola, uma vez que a mesma se insere numa quinta, com o objetivo de recolher lixo abandonado. Durante esta atividade, que é uma atividade semanal, os alunos foram alertados para a necessidade de separar o lixo e as vantagens de tal. Esta atividade de recolha de lixo na escola integra Projeto de Escola “Eco-Brigada”, que por sua vez faz parte do Programa “Eco-Escolas”, dinamizado a nível nacional.
Já na sala, os alunos consultaram a página web do “Desafio Relâmpago - Pinta o EcoBag!”, para recolheram mais informações, desenvolvendo assim as suas competências na área de investigação.
O passo seguinte foi realizar uma nova investigação sobre a separação do lixo e sobre o que colocar em cada um dos ecopontos de embalagens. Após a recolha desta informação, numa “mesa redonda” e em estilo “brainstorming” foram avançadas várias ideias para a realização do painel. Os alunos, sob orientação do professor, decidiram realizar o trabalho tendo como base as mãos, pois o Projeto Curricular de Turma, este ano letivo, tem por tema “Mãos pela Vida, Mãos pela Natureza!”.
Após mais uma pesquisa na Web, para pesquisa de imagens sobre o tema, foi a vez de arregaçar as mangas e mostrar os dotes artísticos: compor, desenhar, colorir cada uma das imagens para identificar os ecopontos/ecobags (azul, amarelo, verde).
Com a realização desde trabalho/desafio foi possível abordar o tema da separação dos lixos, uma vez que a sua realização no nosso dia-a-dia faz toda a diferença na preservação do meio ambiente, contribuindo para um mundo melhor e mais sustentável para todos.