Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
O Passeio Juvenilizante

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
1,68 km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Proteção da Natureza & Estilos de vida saudáveis

Temas das Estações:
- Nau dos Corvos: É um enorme rochedo localizado no Oceano Atlântico que tem a forma de uma nau. Nela podemos observar também vários Corvos-Marinhos.
- Carreiro de Joanes: Uma paradisíaca praia localizada nos arredores de Peniche, a mesma está localizada entre duas grandes falésias, conferindo-lhe assim uma beleza singular.
- Falésia erodida: Uma falésia onde a forte força do mar e dos ventos moldou e formatou esta rocha.
- Painel das Pombas: Uma rochosa arriba onde estão instaladas várias espécies de aves, daí o seu nome.
- Varanda de Dominique: Tudo remonta para tempos antigos, onde um salteador chamado Dominique ainda era ainda vivo. Para se refugiar, Dominique procurava um lugar escondido e seguro, tendo escolhido assim este local como refúgio. A partir daí, esta falha na enorme rocha que constitui a falésia ficou a chamar-se Varanda de Dominique.
- A Furna que Sopra: É a gruta localizada numa das falésias. Esta gruta contém orifícios causados pela erosão que possibilitam a saída e a entrada de ar por ação da força do mar e dos ventos.

Fichas de Estações:

Autores:
Santiago de Sousa Reis Boto Viegas de 14 anos

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A principal motivação para a participação neste projeto foi a possibilidade deste possibilitar um conjunto de competências transversais fundamentais para a formação integral dos alunos.
As disciplinas envolvidas foram Ciências Naturais, Português, Matemática e TIC.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: