Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Profissional Agrícola Conde São Bento (Santo Tirso)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_escola-profissional-agricola-conde-de-sao-bento

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
1900 metros

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Biodiversidade e Agricultura Sustentável na EPACSB

Temas das Estações:
Estação 1: Secção de Animais em Cativeiro - Tema: Biodiversidade
Estação 2: Casa das Máquinas - Tema: Máquinas e suas funções nas práticas agrícolas
Estação 3: Ovil - Tema: Maneio e identificação de ovelhas
Estação 4: Horta Pedagógica - Tema: Biodiversidade

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 9ºF (CEF – Tratador de Animais em Cativeiro) e 9ºH (CEF – Operador de Máquinas Agrícolas)

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Este projeto foi realizado para dar resposta a um projeto interdisciplinar de turma, tendo sido aproveitado como uma das partes constituintes do mesmo. Este projeto teve um bom envolvimento dos alunos ao nível das várias disciplinas. Os alunos envolvidos neste projeto frequentam o 9º ano de escolaridade nos cursos CEF de Tratador de Animais em Cativeiro e de Operador de máquinas agrícolas. Nele estiveram envolvidos os professores de AI, Português e Inglês, bem como todas as disciplinas técnicas de cada um dos cursos. Os locais escolhidos para a realização do percurso foram de encontro ao seu relacionamento com as atividades técnicas dos cursos, fator essencial para a identificação dos alunos com o trabalho, não tendo sido esquecidos um dos lugares que representa um dos ícones da escola “o Passeio dos Frades”. Inserido no Mosteiro e Quinta de São Bento, o “Passeio dos Frades”, é um belíssimo imóvel Monumento Nacional, tornando-se num percurso ribeirinho de lazer, onde podemos encontrar a associação harmoniosa entre o percurso de longa data praticado no mosteiro com a natureza do espaço proporcionado pela passagem do Rio Ave. Toda a História do Mosteiro mereceria relevo pelo que aqui se traz um pouco do trabalho de pesquisa da história pesquisada pelos alunos.
Conscientes de que este poderá ser o início de um percurso a ampliar com a colaboração dos diversos cursos da escola, dando a conhecer um lugar de grande interesse patrimonial, aliado às potencialidades de dar a conhecer à comunidade fauna e flora de grande interesse que aqui se encontram.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: