Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Básica de Freiria (Torres Vedras)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
À Volta dos Moinhos_Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola Básica de Freiria

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
5,5 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
À volta dos moinhos

Temas das Estações:
Fauna, Flora autóctone, Espécies invasoras, Geologia; Património, Paisagem

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos, professores de Educação Visual e Ciências Naturais

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Eco trilho “À volta dos moinhos”
No ano letivo anterior já tinha sido efectuada a inscrição no Projeto mas, devido ao confinamento imposto pela pandemia, não houve oportunidade de o concretizar.
A participação neste desafio Eco-Escolas, para além dos objetivos constantes no Regulamento do Projeto Eco-Trilhos e face à situação pandémica que se vive, teve como meta incentivar a prática de exercício físico e dinamizar actividades ao ar livre que permitam a participação de grupos com maior número de alunos, sem colocar em causa as regras de segurança estabelecidas pela Direção-Geral de Saúde.
É habitual, na nossa escola a organização de actividades de final de ano letivo que promovam o convívio e, em anos transatos já foram efetuados percursos na proximidade da escola. Este ano, resultando de uma parceria entre os Programas Eco-Escolas, Vamos a Mexer e Educação para a Saúde, optou-se pela organização deste Eco-Trilho que contou com a colaboração dos elementos que fazem parte dessas equipas, bem como professores de outras disciplinas, nomeadamente Ciências Naturais e Educação Física.
Envolveram-se alunos de uma turma do 9º ano que deram sugestões, efectuaram pesquisas, fizeram o reconhecimento do trilho e o testaram.
Optou-se por traçar um trilho circular com 5,5 km, que coloca o caminhante em contacto com a natureza, destacando-se aspectos diversos da fauna, da flora, da geologia e do património construído. Com altimetria variável caminha-se dos vales até aos cumes das serras, observando a paisagem em 360 °, desde Montejunto a Sintra, ficando o Atlântico a oeste.
O percurso permite sensibilizar para a necessidade de preservar a paisagem e alertar para os atentados a que está sujeita, para a importância da proteção das espécies autóctones, para desenvolver a literacia científica e o respeito pelo património que os nossos antepassados nos deixaram, como é o caso dos moinhos.
Ao longo do percurso encontram-se assinaladas dez estações, materializadas por estacas com cerca de 1m de altura. Cada estaca apresenta uma placa com um QRcode que permite o acesso a questões relacionadas com os vários temas. Quer as estacas quer as cordas que, nalguns locais, permitem uma maior segurança para vencer descidas mais íngremes, resultam de materiais que foram recolhidos nas praias das redondezas. Para permitir uma melhor interpretação do território e orientar o percurso, foi efetuado um folheto cuja informação complementa e dá respostas ao que se observa. Posteriormente a comunidade terá acesso ao folheto, em formato digital, através do site da Junta de Freguesia de Freiria que actualmente se encontra em restruturação.
No final do ano letivo está prevista a deslocação dos alunos e restante comunidade escolar em três datas, uma para as turmas do 9º ano, outra para os 7º e 8º anos e outra para os alunos do 2º ciclo. É nossa intenção que, com a divulgação a efectuar junto da comunidade local, o trilho seja usufruído por todos.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: