Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Básica Mosteiro e Cávado (Braga)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_ Eco-Trilho Escola Básica Mosteiro e Cávado

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
3,24 Km

Duração aproximada:
1 hora e 15 minutos

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Título: "À DESCOBERTA DA NATUREZA! - Da escola à Praia fluvial de Merelim S. Paio"

Temas das Estações:
Estação 1 - Caminho com árvores perto da escola
Identificar plantas, ouvir sons da Natureza e identificar problemas ambientais
Estação 2 - Campos de cultivo
Estação 3 - Capela de S. Bento (Quinta de Ruães)
Estação 4 - Estação elevatória de águas
Estação 5 - Biodiversidade
Estação 6 - Sons da avifauna
Estação 7 - Parque de Merendas na Praia Fluvial de Merelim S. Paio
Nota: As estações do Eco-Trilho foram incluídas no formato de um guião de exploração pedagógica que corresponde ao ficheiro abaixo submetido.

Fichas de Estações:

Autores:
Matilde Oliveira: autora principal do Eco-Trilho que concluiu a sua elaboração, após o percurso realizado pela turma no dia 11 de junho, tendo melhorado alguns aspetos relevantes.
Íris Fernandes
Bárbara Machado

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A participação neste projeto resultou diretamente da escolha dos alunos membros do Conselho Eco- Escolas, os delegados de turma, sendo esta uma das atividades eleita da preferência dos alunos.
A criação do Eco-Trilho no wikiloc, seguindo a metodologia definida pelo Eco-Escolas, e como primeira experiência para os alunos, foi proposta a uma turma do 8.ºano (20 alunos) e contou principalmente com o envolvimento da disciplina de ciências naturais no desenvolvimento do trabalho e alguns contributos das disciplinas de geografia (aplicação de conhecimentos no percurso) e de português numa atividade integrada no final do percurso com a entrega de uma carta aberta a um elemento da autarquia.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: