Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Colégio Guadalupe (Seixal)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ ColégioGuadalupe

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
8 KM

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Espaços verdes perto do Colégio Guadalupe

Temas das Estações:
Estação 1: Medição e Geocaching
Estação 2: Lago
Estação 3: Herbário
Estação 4: Geocaching

Fichas de Estações:

Autores:
Aluna Leonor Figueiredo, do 8.ºB e alunos da turma do 7.ºA.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Escolhemos desenvolver este projeto, pois consideramos importante conhecer os espaços verdes que envolvem o nosso Colégio, de maneira a percebermos como é possível ser feita uma gestão responsável e sustentável dos mesmos e dos recursos que oferecem.
A mata da Apostiça, apesar de se estender até Sesimbra, encontra-se bastante próxima da comunidade escolar, logo, considerámos relevante a divulgação da sua biodiversidade e geodiversidade a todos, incluíndo a comunidade do concelho.
Através deste projeto, experienciámos o trabalho de campo, utilizámos novas ferramentas, desenvolvemos a cooperação, o pensamento crítico e criativo, recorrendo à fotografia, observação, ilustração, entre outras ferramentas.
Foram envolvidas disciplinas como as Ciências Naturais, a Educação Física, Educação Visual, a Geografia, entre outras e pudemos sempre contar com o apoio e auxílio das nossas professoras.
Compreendemos que é da máxima importância preservar e cuidar do nosso ambiente, e devemos começar por aquele que se encontra mais próximo de nós. Gostaríamos que o nosso trilho chegasse a toda a comunidade e que desfrutem tanto dele, como nós desfrutámos.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: