Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Profissional Projeto Plural (Viseu)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
(Eco-Escolas_Eco-Trilho_[Escola Profissional Projeto Plural])

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
8 Kms

Duração aproximada:
75 a 90 minutos

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
A Par(es) e Passo(s) - Referências locais que estabelecem a ponte entre a cultura e o ambiente

Temas das Estações:
Parque do Fontelo: orientação; Solar do Vinho do Dão: jogos tradicionais; Parque Urbano de Santiago: Damas Humanas; Cava de Viriato: Advinha os provérbios; Poldras do Rio Pavia: olhar silencioso; EcoPista do Dão: Meditação em movimento; Quinta da Cruz: Caça ao tesouro; Parque Aquilino Ribeiro: Peddy-Paper

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos das turmas do 1.º e 2.º anos do Ensino Profissional do curso Técnico de Serviços Jurídicos

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Todo o projeto foi concebido tendo por base o local onde a Escola se encontra, a cidade de Viseu, capital da Beira Alta. O seu delineamento foi idealizado e construído com o trabalho partilhado entre alunos e professores de diferentes disciplinas da Escola Profissional Projeto Plural, Área de Integração, Educação Física, Tecnologias de Informação e Comunicação, Português e Inglês, assentando na interdisciplinaridade, quer pelas diferentes componentes disciplinares, quer pelas múltiplas atividades pensadas para as diferentes estações. Todos os alunos das duas turmas do 1.º e 2.º anos do Ensino Profissional trabalharam afincadamente, nas diferentes disciplinas, na construção do trilho e respetivos cartaz e flyer, e na criação das atividades para as respetivas estações, desenvolvendo competências transversais como a empatia, o compromisso, o relacionamento interpessoal, a colaboração, a responsabilidade, o método, a comunicação, a criatividade, que foram aplicadas na prática, na concretização de todo o trabalho e, futuramente, na posterior realização do trilho.
A Escola Profissional, enquanto um Projeto Plural, pensou em traçar caminhos e percursos plurais, pela diversidade de estações e respetivas atividades, pelas componentes que reúne, culturais, nas quais o património material e imaterial se cruzam e entrelaçam com a arte e a prática de atividades físicas, ambientais, pela fruição dos espaços envolventes, procurando-se, por vezes, vivenciar verdadeiras experiências estéticas. Todo o percurso do trilho contempla locais de referência da cidade e, sendo o tema do ano da Eco-Escolas, o Ar e Espaços Exteriores, e a nossa cidade ser reconhecida pelos parques que engloba, muitas das passagens do trilho os contempla, iniciando-se o percurso no Parque do Fontelo e findando-se o mesmo no Parque da Cidade, Parque Aquilino Ribeiro.
Este trilho, a que intitulamos de "A Par(es) e Passo(s)", permite o conhecimento da cidade de Viseu, alguns dos seus espaços verdes e também locais culturais que a identificam, e as atividades relacionam-se com as estações em causa e potenciam sempre momentos de interligação com o meio ambiente envolvente. Permite-nos fruir o espaço, praticar exercício físico, divertir-nos e, simultaneamente, aprender!

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: