Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (Vila Real de Santo António)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola de Hotelaria e Turismo Vila Real Santo António

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
8000 metros (existe uma opção mais curta com a extensão de 5600 metros que está referenciada no percurso Wikiloc)

Duração aproximada:
Entre 100 minutos e 70 minutos na opção mais curta

N.º de postos/estações/paragens:
5 estações

Tema do Trilho:
À descoberta de Vila Real de Santo António percorrendo a cidade, a mata nacional das dunas litorais e a praia!

Temas das Estações:
Farol de Vila Real de Santo António;
Caminho dos 3 Pauzinhos (no final do caminho existe uma opção de seguir por caminho mais curto);
Praia de Santo António;
Estátua Marquês de Pombal;
Obelisco.
Inicio e fim na Escola de Hotelaria e Turismo Vila Real Santo António.

Autores:
Alunos e Formadores do Curso de Turismo de Natureza e Aventura da Escola de Hotelaria e Turismo Vila Real Santo António

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Motivação
Oferecer aos moradores e visitantes a possibilidade de conhecerem um percurso atrativo que percorre a zona histórica e a natureza característica do local passando pela mata nacional das dunas litorais e a praia de Santo António, percorrendo na parte final a parte história da cidade.
Ano de Escolaridade dos Alunos e disciplinas envolvidas
Curso CET Nível 5
Disciplinas envolvidas: Português, Inglês, Património Cultural e Iniciação à Atividade Física.
Nível de Envolvimento dos alunos
Mapeamento e realização do percurso;
Realização de fotos e vídeos do percurso;
Pesquisa e produção de textos das estações com trabalho interdisciplinar entre alunos e formadores;
Divulgação do percurso.
Justificação do local escolhido para a realização do percurso
Importância de dar a conhecer a parte histórica e paisagística de Vila Real de Santo António.
Pertinência/interesse do percurso
Com o início neste ano letivo do Curso de Turismo de Natureza e Aventura, na Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, os alunos e respetivo corpo docente, promovendo atividades relacionadas com a temática do curso, abraçaram este desafio que tenta promover a prática da atividade física com a realização de percursos pedestres para toda a família, dando a conhecer as paisagens da região. O trabalho foi planificado e executado pelos alunos, nomeadamente nas questões relacionadas com o percurso a realizar de forma a passar pelos principais pontos de interesse da nossa cidade, tendo em particular atenção não só a zona ribeirinha que combina património edificado e uma paisagem de grande beleza natural na foz do rio Guadiana, passando pela mata nacional das dunas litorais, como a praia de Santo António que tem a vantagem da proximidade à cidade e que pode-se chegar através do caminho ecológico, o “Caminho dos três Pauzinhos”, com aceso reservado a peões, bicicletas e a um comboio que circula de verão.
Vila Real de Santo António é uma cidade iluminista, a sua edificação resulta de um projeto feito a régua e esquadro, pelo que são os próprios edifícios e praça principal o acervo histórico desta localidade, por isso que melhor forma de o conhecer senão percorrendo-o a pé. As três primeiras estações chegam até á praia de Santo António e as duas últimas estações retratam a parte histórica. Este projeto alicerçado pelo curso de Turismo de Natureza e Aventura, complementa-se com o propósito do estilo de vida mediterrânico, projeto macro da nossa escola, aliando a atividade física ao ensino da Dieta Mediterrânica.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: