Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (Lisboa)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ (ESEL) Passeio Alfacinha por Lisboa

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:
Duração aproximada de 2h30

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Tema de Saúde – “Trilho pela Saúde

Temas das Estações:
Temas das estações: Natureza; Biodiversidade; Gastronomia; História.

Autores:
Marta Marques; Filipa Tavares; Madalena Fernandes; Prof. Filomena Sousa.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Estando integradas no projeto Eco-Escolas da ABAE da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, o projeto Eco-Trilhos interessou-nos, pois, era um desafio à realização de um trilho numa área urbana. Promovendo os princípios ambientais, sustentáveis e ecológicos que a ABAE divulga, e ainda promover o trabalho em equipa e criação de amizades. Este foi ainda uma oportunidade de relacionar estes temas aos da saúde, que são a base da nossa formação académica.
Uma das alunas encontra-se no 2º ano de curso e as restantes no 4º e último ano de curso, sendo assim também uma oportunidade a não perder.
Escolhemos os pontos de interesse com base na sua importância na área da saúde, relacionando-a com a história do local e da própria cidade, cultivando a literacia em saúde e o interesse histórico, associado à prática de sustentabilidade e ecologia, aumentando a sua pertinência. Sendo assim, também, uma oportunidade interessante para a partilha de interesses e conhecimentos que ficou impedida devido à pandemia que atravessamos.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso: