Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos (Peniche) (Peniche)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Epav Peniche

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
À Descoberta por Peniche

Temas das Estações:
1 - Monumentos;
2 - Religioso;
3 - Paisagem Natural;
4 - Sol e Praia

Fichas de Estações:

Autores:
Prof. Português - Marta Santos, Prof. Turismo - Soraia Ribeiro, alunos das turmas de 2º ano de ensino profissional de cozinha pastelaria e restaurante bar e alunos de 1º ano de ensino cef de empregado de restaurante bar.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Uma vez que a EPAV é uma escola de hotelaria e turismo situada em Peniche, considerou-se interessante para os nossos alunos, a participação neste projeto. O intuito foi o de partir à descoberta de Peniche para que os alunos que viveram todas as suas vidas neste concelho, pudessem apresentar os recantos da sua cidade, aos seus colegas e professores, que não são naturais desta região.
Os alunos envolveram-se neste projeto desde o primeiro dia com bastante entusiasmo e motivação, visualizando mapas e possíveis rotas. Dada a situação epidemiológica do país e o período extenso de confinamento pelo qual os alunos passaram, isto trouxe uma maior motivação para a realização deste projeto. Decidimos realizar um roteiro circular a partir das instalações escolares, dado que nos encontramos no Largo dos Remédios muito perto do Cabo Carvoeiro, onde a beleza natural é inconfundível.
Por outro lado, os alunos tiveram também o objetivo de dar a conhecer locais mais recônditos de Peniche tais como o Bairro do Visconde, o Alto da Vela, o Carreiro Podre e o Carreiro de São Marcos. O percurso é bastante interessante para os turistas que passam por cá uma vez que conseguirão estar em contacto com paisagens de sonho, ao mesmo tempo que poderão conhecer uma parte histórica, nomeadamente igrejas e o Museu Nacional Da Resistência e Liberdade.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: