Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa (Gondomar)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Barraca, jovim

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
0,910Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Trilho para a comunidade

Temas das Estações:
Capela em ruínas - Cultura; sinalética de trânsito - Rodoviária; Orientação; Espaços verde - Interesse ambiental

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 8ºA e 8ºC da escola Básica de Jovim e Foz do Sousa

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Um dos conteúdos curriculares transversais a abordar na escola é a Orientação. As disciplinas de Educação Física, Geografia, História e Ciências Naturais estão envolvidas na construção de um trilho, onde por quem lá passará, não ficará indiferente aos pontos de interesse que rodeiam a escola.
Assim, os alunos localizaram a escola num mapa do Google maps, e após algumas aulas de orientação com símbolos criados pelos professores no interior da escola e recreios, resolveram também, criar um percurso fora da escola e, através do mapa, foram à procura de pontos de interesse, de índole cultural, rodoviário, ambiental ou outro. Este percurso pode ser realizado por pessoas de todas as faixas etárias, pois é de fácil realização, mas ao mesmo tempo, proporciona a observação de pontos de interesse que provavelmente ninguém se tinha apercebido.
O TRILHO:
O trilho é circular e inicia-se no portão principal da Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa - Gondomar. Seguindo a Rua do Pinheiro, encontra à sua esquerda a capela do Pinheiro (estação 1), edifício em ruinas. No 1º cruzamento de várias ruas (conte o nº de sinais de trânsito aí visíveis (5)- estação 2), siga a rua da Portela e tente avistar à sua esquerda, logo na primeira clareira, o monte mais elevado do S. Cosme Gondomar: o Monte Crasto (estação 3). Mais à frente, na mesma rua, à sua esquerda, encontra uma quinta com uma vegetação muito diversificada, desde sobreiros, castanheiros e carvalhos (estação 4). No fim da rua da Portela, tente identificar a Sigla e data de um pequeno edifício - posto de eletricidade (estação 5). Virando na Rua D. Miguel, em direção a sul, encontra à sua direita o pavilhão gimnodesportivo da escola Básica de Jovim e Gondomar. Logo no primeiro portão desse pavilhão e do lado de dentro da parede direita tente identificar um Código de orientação (composto por 4 letras a preto) - estação 6).

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: