Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Centro_Histórico_Gaia_Escola_Básica_e_Secundária_de_Canelas

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
4200 metros

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Centro histórico de Gaia: Natureza e Cultura

Temas das Estações:
- espaços verdes – jardim do Morro;
- água – rio Douro
- paisagem – miradouro da Serra do Pilar
- património cultural – Caves do Vinho do Porto; Casa Barbot; Half Rabbit; estaleiro do Barco Rabelo; …
- mobilidade sustentável – estação multimodal de General Torres; teleférico

Teresa Gonçalves

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A participação no projeto Eco-Trilhos relacionou-se, em primeiro lugar, com os conteúdos programáticos das disciplinas de Geografia (Portugal: As áreas urbanas); de Área de Integração (subtemas Trabalho e Comunicação na Era Digital) e de Inglês (Tourism and sustainability).
Neste projeto, estiveram envolvidos os alunos da turma do 11.º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo e do Curso Profissional de Técnico de Restaurante/Bar e as disciplinas de Área de Integração, Geografia e Inglês.
Na visita de concretização do percurso, estiveram envolvidas as disciplinas de Educação Física, Inglês, Português, TIAT e SRB.
Os alunos escolheram o percurso, que foi traçado e ajustado em função das estações e pontos de interesse selecionados. Foi criada uma pasta com as fotografias/vídeos e as fichas das estações, que foi partilhada por toda a equipa, tal como o link para o mapa. Este ano decidimos realizar o Eco Trilho no Google MAPS tendo em consideração que, no ano passado, o fizemos do Wikiloc.
Cada aluno pesquisou informações relativas às estações/pontos de interesse e pensou nas atividades a realizar, preenchendo a respetiva ficha de atividade. As fotografias/vídeos são de autoria dos alunos e professores envolvidos, resultando de saídas realizadas este ano, mas também de uma visita de estudo realizada no ano letivo anterior.
Este Eco Trilho percorre o Centro Histórico de Gaia, concelho onde se localiza a nossa escola, promovendo a divulgação de aspetos culturais e naturais, com ênfase para a relação com o rio Douro e o Vinho do Porto. Ao longo do percurso, o visitante é convidado a visitar alguns dos locais mais procurados pelos turistas e a observar atentamente o território, contando com a ajuda de informações de contexto, relevantes para o seu melhor conhecimento e compreensão. No fim do percurso, é proposto ao visitante um último desafio, sob a forma de kahoot.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: