Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Secundária de Amarante (Amarante)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ Escola Secundária de Amarante

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
4,81km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Valorizar o ecossistema da minha região

Temas das Estações:
1. Serra de Santa Cruz (Etapa Sinta a Natureza) - Educação Física e Biologia
2. Capela da Senhora da Graça - História e Educação Física
3. Miradouro da Senhora da Graça (Etapa Viva a Natureza) - Geografia e Educação Física
4. Igreja de S. Miguel, Vila Caiz - Matemática e Educação Física
5. Rio Tâmega, Vilarinho, Vila Caiz ( Etapa de Diálogo de saberes- Compreenda a Natureza) - Físico-química
6. Árvores junto ao rio (Etapa conclusão) - Biologia

Fichas de Estações:

Autores:
Ana Surgião Coelho

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Durante o confinamento e de modo a dar o conteúdo da Disciplina de Educação Física, aplicando os conhecimentos de outras áreas disciplinares, e aproveitando os percursos pela natureza com a família. Foi proposto a todas as turma do 10º ano de escolaridade um trilho, com base nas indicações do programa eco-escolas. Participaram 6 turmas e selecionou-se um percurso completo.
O trilho "Lírica trovadoresca", com a disciplina de Português; Trilho das Rochas, com a disciplina de Geologia e o Trilho com História A, não ficaram concluídos devido ao elevado númerro de testes a que os alunos ficaram sujeitos depois do regresso à Escola após o confinamento e também porque são alunos de 11º ano, que terão de realizar exames nacionais, não podendo dedicar mais tempo a este interessante projeto. A conclusão destes trilhos ficam para o próximo ano letivo .

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade:

árvores junto ao rio tâmega