Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Básica 2,3 de Capelas (Ponta Delgada)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escola Eco-Trilho EB2,3 de Capelas

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:

Temas das Estações:
Estação 1 - Sertão (observação da área envolvente)
Estação 2 - Porto das Capelas (atividade de educação física)
Estação 3 - Fábrica de Baleação (Geografia e Plásticos nos Oceanos)
Estação 4 - Pias (Cultura local da freguesia)

Fichas de Estações:

Autores:
Raquel Borges e Raquel Félix

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Esta atividade partiu da necessidade de consciencializar os alunos da EB2,3 de Capelas para a importância da atividade física, uma vez que com a pandemia perdeu-se o hábito da prática de caminhadas e exercício físico, e para a consciencialização da proteção do meio ambiente.
Aproveitou-se o facto de perto da escola existir um pequeno trilho pedestre bem como painéis informativos da antiga prática da caça à baleia, para aliar o conhecimento da história da freguesia aos restantes objetivos da atividade.
Participaram 2 turmas do 5.º ano. De forma a dinamizar as diferentes atividades das estações criou-se um género de peddy paper. Para além de atividades de atividade física, tivemos diferentes momentos que sensibilizar os alunos para questões de natureza ambiental e cultural.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: