Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde (Sesimbra)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Trilho Sensorial Parque Ecológico da Várzea/ Ribeira da Quinta do Conde_EBI da Quinta do Conde

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:
1 hora

N.º de postos/estações/paragens:
6 estações

Tema do Trilho:
Eco-Trilho Sensorial Parque Ecológico da Várzea/ Ribeira da Quinta do Conde - temática inserida no ODS 15, proteger/ restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres e que promove o conhecimento da biodiversidade através da exploração sensorial deste local ( observação/ escutar/ sentir/ cheirar).

Temas das Estações:
1 - Duna: biodiversidade e de prática de tiro com arco.
2 - Lagoa dos Cágados: biodiversidade e caracterização do ecossistema.
3 - Bosque: biodiversidade.
4 - Hortas solidárias: caracterização das hortas.
5 - Observação de cegonhas-brancas
: nidificação/ observação das cegonhas brancas.
6 - Parque da Ribeira: biodiversidade e prática desportiva.

Fichas de Estações:

Autores:
Todos os alunos da turma 7º C, professoras: Patrícia Rodrigues, Paula Caldeira, Sandra Cepa, Florinda Caxias, Ana Cristina Loução, Cristina Queiroz.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Este trilho foi desenvolvido no âmbito do Programa Eco-Escolas, no 3º período do ano letivo 2020/2021. Envolveu uma turma de 7ºano de escolaridade (turma C), com 22 alunos, professores da turma, a associação anime.PAF, a Câmara Municipal de Sesimbra e a Junta de Freguesia da Quinta do Conde. Tratou-se de um projeto interdisciplinar que englobou as disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual, Educação Física, Português, Cidadania, Matemática, Francês, inglês e que pretendeu dar a conhecer a biodiversidade da região envolvente à escola, sublinhando a necessidade de a proteger/ restaurar/ promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, enquadrado no ODS 15. A participação conjunta de alunos, professores, Direção do Agrupamento de Escolas, a associação anime.PAF que dinamizou a visita de estudo ao local em estudo e deu apoio científico a vários níveis, foi muito gratificante e contribuiu para o sucesso deste projeto, fornecendo experiências educacionais inovadoras, nomeadamente, promovendo a aprendizagem ativa por parte dos alunos. Destaca-se ainda ter-se proporcionado vivências académicas muito enriquecedoras aos nossos alunos, que há muito se viam privados, face ao contexto pandémico dos últimos tempos.
Localizado no Parque Ecológico da Várzea, freguesia da Quinta do Conde, este percurso consiste num corredor ecológico (cuja criação foi proposta em 2010 pela associação anime.PAF e que é responsável pela sua gestão, limpeza, manutenção, estudo da biodiversidade, divulgação, contactos para parcerias e desenvolvimento da oferta educativa). Este Parque localiza-se numa zona húmida contígua à ribeira de Coina, zona predominantemente agrícola e de reserva ecológica, que possui uma área de aproximadamente 112 000m2.
Trata-se de um percurso linear, com 2,33 km, para ser realizado a pé e de fácil acesso ao público em geral. É constituído por 6 estações, que convidam à observação plena dos vários ambientes aqui representados e, sobretudo, apelam ao "sentir" (ouvindo, cheirando) cada local - face às inúmeras vivências sensoriais que este trilho proporciona os alunos nomearam-no "Eco-trilho sensorial". As 6 estações criadas tentaram refletir a riqueza ambiental/ biodiversidade local: observação de ninhos de cegonha branca; vivenciar a Lagoa dos Cágados; zona de recuperação ambiental "duna" e de prática de tiro com arco; bosque misto; hortas solidárias; zona de lagoas do Parque da Ribeira.
Todos os alunos e professores envolvidos revelaram um enorme empenho e satisfação em todas as etapas da elaboração deste projeto e considera-se que os objetivos foram plenamente atingidos.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: