Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Profissional Cenatex (Guimarães)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-escolas eco trilhos cenatex

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Guimarães – Natureza e História da cidade.

Temas das Estações:
Estação I - Laranjais; Largo ornamentado com laranjeiras, onde se destaca uma torre medieval e uma homenagem a Alberto Sampaio
Estação II – Largo Condessa de Mumadona e a sua ligação à cidade;
tação III - EsIgreja de S. Gualter; A mais linda igreja histórica na cidade. A igreja foi construída no século XVII e modificada com suas 2 torres do século XIX. Esta é impressionante pelo acesso florido e as suas cores que vem desde o coração da cidade, tendo excelente vista para fotos magníficas.
Estação IV – Parque da Cidade; Parque da Cidade tem cerca de 30 hectares e localiza-se no centro da cidade. As ligações do parque fazem-se através de percursos pedonais traçados e recuperados. Estes percursos atravessam espaços diferentes para todas as faixas etárias com atmosferas diversas, proporcionadas por zonas de clareiras abertas de prado com árvores que pontuam o espaço,

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos 12ºano Design de Moda

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Seguindo o conceito dos Trilhos do Ambiente e do projeto Eco-Trilhos pretendemos motivar para o conhecimento do território próximo da escola incentivando à criação de trilhos dando assim a conhecer características ambientais e de sustentabilidade desses percursos. Este projeto incentiva ao trabalho de campo e as vivências no espaço exterior, à investigação e interpretação do território da freguesia, à compreensão da importância dos espaços verdes tanto na qualidade de vida da comunidade como na mitigação da poluição.
Depois de algumas caminhadas, encontramos o percurso ideal, pois incluía vários tipos de habitats, focos de plantas invasoras, focos de plantas autóctones, campos de cultivo, um ribeiro e focos de população, permitindo aos alunos conhecerem a zona envolvente da escola, quer em termos naturais com humanos.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: