Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Beja (Beja)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-trilho_ESTIG/IPBeja

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
4,31 Km

Duração aproximada:
2,0 h

N.º de postos/estações/paragens:
5 E+ 5 PI

Tema do Trilho:
Saberes & Sabores de Beja

Temas das Estações:
1 – Mural do IPBeja; 2- Castelo de Beja; 3- Restaurante “A Pipa”; 4 – Árvore Fóssil Vivo; 5- Chafariz e Poço de Aljustrel

Fichas de Estações:

Autores:
Discentes: Alexandra Brito, Catarina Manuel, Diana Furtado, Inês Malhão, Joana Vargas, Mariana Laneiro, Marisa Furtado, Tatiana Oliveira (2º ano – Licenciatura em Turismo); Mariana Silva e Carolina Silva (2ºAno - CTeSP de Sistemas de Proteção do Ambiente)
Docentes: Prof. Victor Figueira e Anabela Durão

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A realização deste eco-trilho teve como motivação principal a importância que é dada na participação em ações que possam, cada vez mais, sensibilizar a sociedade para um futuro sustentável. Sendo uma escola que prepara os futuros profissionais e empresários em várias áreas, é de todo importante a sua sensibilização e participação neste tipo de atividades.
Procurou-se enquadrar o projeto no âmbito do 2º ano da licenciatura em Turismo, nomeadamente, na unidade curricular de “Geografia e Itinerários Turísticos” (30 alunos), cujo trabalho pratico é a realização de um itinerário. Para o efeito também foi solicitada a colaboração de alunos da Escola Superior Agrária, do CTeSP de Sistemas de Proteção do Ambiente, na unidade curricular de “Sistemas de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais” (2 alunos), para a conceção das Fichas de Estação relativas à natureza e ambiente.
Sendo um trabalho integrado na unidade curricular de “Geografia e Itinerários Turísticos” da licenciatura em Turismo, procurou-se privilegiar a sua elaboração em três áreas: a informação sobre a escola, o ambiente e a sustentabilidade no turismo. Todos os alunos da turma participaram tendo realizado 6 trilhos. Para efeito de concurso foi escolhido aquele que se encontrava mais consolidado e respeitava a metodologia imposta.
O Eco-Trilho_ESTIG/IPBeja "Saberes & Sabores de Beja" é georreferenciado e concebido através da aplicação Wikiloc onde foi estruturado um percurso circular com 5 estações e 5 Pontos de Interesse. Cada Estação refere-se a pontos de interesse ambiental e/ou sociocultural e em cada uma delas existe uma ficha de estação (que pode ser acedida pelo link disponível em cada estação), com modelo próprio, que integra elementos de interesse e, sobretudo, de carácter pedagógico.
Para complementar o trabalho foi também concebido um flyer com descrição do percurso, traçado e definições técnicas.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: