Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho Escola Secundária de Estarreja 2021

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Rio Jardim

Temas das Estações:
1. Percurso Pedestre do Rio Jardim - Canelas
2. Campos Agrícolas
3. Mundo dos Insetos
4. O caniçal - espécies exóticas
5. Os corredores ripícolas
6. Biodiversidade na ribeirinha
7. Rio Jardim

Autores:
Alunos da turma G do 10º ano, Rui Teixeira, Fábio Matos, Nuno Moutinho, Luís Figueiredo e Ricardo Santos, orientados pela docente Sónia Silva, Coordenadora do Programa Eco-Escolas da Escola Secundária de Estarreja e docente de Educação Física.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A pertinência deste projeto prendeu-se com o conhecimento e valorização do património natural de Estarreja. Através da realização do percurso Rio Jardim, inserido no âmbito do Bioria, projeto de conservação da natureza e biodiversidade da Câmara Municipal de Estarreja, os alunos puderam observar, um mundo de habitats diversificados de elevada beleza paisagística, aprendendo assim a estimar o seu ecossistema natural.
O interesse dos alunos foi suscitado pelo desenvolvimento de competências de investigação, exploração de novas ferramentas de trabalho, aplicações,fotografia e reportagem, pensamento crítico e criativo, trabalho de campo, orientação e experiências em espaços exteriores.
O que motivou a sua participação e envolvimento foi o facto deste projeto proporcionar o conhecimento das características ambientais, dos pontos de interesse e de sustentabilidade da região, como também, o reconhecimento da valorização das paisagens naturais, da importância dos espaços verdes no território e na qualidade de vida da comunidade. Outro fator foi a utilização pedagógica das redes sociais e das aplicações móveis para a divulgação do projeto.
Este projeto inseriu-se no âmbito da disciplina de Educação Física, sob a orientação da docente Sónia Silva. Nele participaram os alunos da turma G do 10º ano, do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da Escola Secundária de Estarreja, nomeadamente, Rui Teixeira, Fábio Matos, Nuno Moutinho, Luís Figueiredo e Ricardo Santos.
O local escolhido para a realização do percurso teve inspiração na paisagem natural e na relação do homem com a natureza (biodiversidade, espaços verdes, rio, entre outros); num dos pontos turísticos da região (Bioria). Teve também em consideração o suporte a outras atividades interdisciplinares realizadas no âmbito do Programa Eco-Escolas e do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento da ESE.
A componente prática do projeto foi desenvolvida em contexto do Ensino à Distância - E@D (plataforma Zoom, WhatsApp, Email, entre outros), através de trabalho de campo individual realizado pelos alunos e pela docente. Para a sua concretização, foram utilizados vários recursos, detalhadamente, máquina fotográfica e GPS, no campo, e computadores e telemóveis no E@D. Trabalhou-se também com recurso a plataformas digitais inovadoras e APPS, relacionando conhecimentos técnicos, científicos e socioculturais (ex. Wikiloc, Plantnet, Arbolapp, Canvas, entre outros).
O trilho é constituído por 7 estações, caracterizadas com um texto de enquadramento e várias fotografias que realçam pontos característicos e uma observação/curiosidade/detalhe/atividade apelativa a um dos 5 sentidos.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade:

Percurso realizado por elementos da comunidade