Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola EBI de Água de Pau (Lagoa (Açores))

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Trilho Urbano de Água de Pau (Escola Básica Integrada de Água de Pau)

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
8 kms

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:
8 paragens

Tema do Trilho:
Conhecer a Vila de Água de Pau: Património Natural e Histórico/Cultural

Temas das Estações:
Estação da Ermida da Nossa Senhora do Monte Santos - Tema :Património Humano e Religioso
Estação Miradouro no Monte Santo - Caloura vista do Miradouro - Tema: Delta Lávico e Arriba Fóssil da Caloura
Estação -Trilho entre Túneis e condutas- Início do Trilho Rota de Água - Entre Túneis e Condutas: Tema: Condutas de Água
Estação - Reservatório de Água - Tema: Distribuição da Água

Autores:
O trilho descarregado no presente trabalho é correspondente à aluna Matilde Fragoso, turma C do 9ºanp. Contudo, todos os alunos da turma criaram o seu percurso utilizando, individualmente, o seu telemóvel.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
O projeto desenvolveu-se no âmbito da disciplina de Cidadania e Geografia.
Os alunos foram motivados pelo uso de uma aplicação que desconheciam e que era fácil de usar através do telemóvel. Assim sendo, e em primeiro lugar os alunos criaram um levantamento dos pontos a conhecer na Vila a partir da escola. De seguida foram para o terreno criar o percurso e registar as estações. Em sala de aula os alunos editaram as estações e em cada uma delas realizaram uma descrição das mesmas, quer em termos naturais, cultural, religioso e histórico.
O local escolhido deve à proximidade dos alunos e ser de fácil acesso para todos. A própria escola encontra-se localizada quase no centro da Vila e assim tornando maís fácil a organização do percurso.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: