Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Colegio S. Filipe (Setúbal)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-escolas_Eco-trilhos_Colégio-S.-Filipe

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:
3h30min

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Serra de São Paulo, Arrábida

Temas das Estações:
Estação 1: Arte urbana
Estação 2: Parque de merendas
Estação 3: Geologia da Arrábida: Brecha da Arrábida
Estação 4: Flora da Arrábida: Á procura das Orquídeas
Estação 5: impacto Urbano nos Ecossistemas

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 5º e 6º ano. Professores de Educação Física, Ciências e Português.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Este trilho foi relizado pela primeiravez para satisfazer o desejo dos alunos de fazerem uma caminhada pela Serra da Arrábida. Os professores de Educação Física e Ciências criaram estetrilho, e assim que viram o desafio Eco-Escolas, acharam que se adequava perfeitamente. Este trilho passa por pontos urbanos na cidade dos alunos, Setúbal, mostrando uma arte cada vez mais conhecida, a arte urbana, e dpeois leva-nos para o meio da serra, onde podemos estar em contacto com a natureza. Podemos ver a famosa Brecha da Arrábida (tipo de rocha característico da serra), e o Carrasco, flora também característica da Serra. No final temos uma vista deslumbrante sobre a cidade, o estuário do Sado e a Península de Tróia. Por ser um trilho tao enriquecedor, achámos importante partilhá-lo com toda a comunidade.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: