Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Básica da Freguesia da Carvoeira (Mafra)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_EB1/JI da Freguesia da Carvoeira

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
4,89 Km

Duração aproximada:
1h e 11m

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Espaços exteriores - A Biodiversidade da nossa terra

Temas das Estações:
Estação 1: Pinhal dos 3 Moinhos
Estação 2: Fonte/ Lavadouros
Estação 3: Bosque da Carvoeira
Estação 4: Igreja da Senhora do Ó/ Ponte Romana sobre o rio Lizandro
Estação 5: Vereda da Carvoeira

Fichas de Estações:

Autores:
4.ºA /Escola da Floresta

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A EB/JI da freguesia da Carvoeira oferece aos seus alunos uma atividade de enriquecimento curricular denominada Escola da Floresta. Esta, apesar de facultativa, é frequentada por todos os alunos que, semanalmente, faça chuva ou faça sol, saem para o espaço exterior para atividades pedagógicas em contacto com a natureza, explorando a biodiversidade, o património natural e edificado, dando asas à imaginação e à criatividade, fortalecendo o bem estar físico e emocional das crianças e a forte ligação ao território. A articulação com a comunidade permitiu a utilização regular do espaço envolvente, nomeadamente com atividades de limpeza dos bosques numa fase inicial, sendo depois palco de jogos e brincadeiras, particularmente a construção de cabanas pelas várias turmas.
Esta atividade promove a interdisciplinaridade e facilita o desenvolvimento do currículo em contexto de aprendizagem significativa. O trabalho colaborativo entre os professores cruza experiências, estreita laços e favorece o processo de aprendizagem. A articulação com o pré-escolar no âmbito do projeto paralelo “Pés na terra” consolida a visão e a missão desta escola do agrupamento de escolas da Ericeira.
A participação no Eco-Trilhos foi quase uma inevitabilidade assumida por todos. A concretização pela turma 4.ºA, possibilitou a apropriação do conhecimento científico numa perspetiva de investigação/interpretação/ação, segundo a metodologia Design Thinking, divulgada na comunidade escolar e posteriormente nas redes sociais, particularmente através da aplicação Wikiloc. Depois de sentir o território, imaginar o trilho, os alunos em pequenos grupos dinamizaram uma grande diversidade de atividades de pesquisa de informação, de reflexão, partilha de informação com as outras turmas, atividades de laboratório, novamente saídas de campo que conduziram à definição do traçado do trilho, o momento de criar.
A realização e divulgação do Eco-Trilho EB1/JI da Freguesia da Carvoeira tem servido de mote para a saída das turmas em momentos festivos. Dessa interação, entre a comunidade e com a natureza, o percurso inicialmente pensado foi ajustado ao interesse dos alunos, ao melhor conhecimento e divulgação do território, à exploração de recantos pouco explorados.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: