Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Secundária de Ponte de Sor (Ponte de Sor)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Troca Trilhos

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:
6 estações

Tema do Trilho:
História e Biodiversidade

Temas das Estações:
Estação 1: Moinhos Novos da Tramaga
Estação 2: Salgueiro
Estação 3: Sobreiro
Estação 4: Ponte Velha
Estação 5 : Ponte do Rio Sor
Estação 6 : Geologia

Fichas de Estações:

Autores:
Afonso Rocha, André Simões, António Silva, João Santos, Matilde Luz e Rafael Guilherme
Turma B de 11º Ano

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento foi proposta a opção de se realizar um dos projetos apresentado no site do programa Eco-Escolas. Depois do ensino online o projeto mais apelativo foi o do Eco-Trilhos, por ser realizado ao ar livre e por si só permite-nos contar a história da nossa cidade.
Por forma a trabalhar a Flexibilidade Curricular foi apresentado o projeto a todos os professores da turma de modo que se pudesse envolver as disciplinas na realização do Eco-Trilhos. Deste modo, houve a participação das disciplinas de Filosofia, Biologia e Geologia e Educação Física.
Deste modo, foi possível refletir sobre a sustentabilidade, explorar a biodiversidade da nossa cidade e realizar atividade física.
Houve um envolvimento constante dos alunos no trabalho de forma a explorar ao máximo cada uma das estações e permitir uma melhora na inter-relação entre a turma.
O nome "Troca Trilhos" surgiu pois é criada uma ligação entre a história da nossa cidade, o apelo à preocupação pelo meio-ambiente e proteção da biodiversidade e o convívio entre a turma.
Vídeo do Eco-Trilho (concretização do projeto): https://youtu.be/e_3uPbJ5-lQ

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: