Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ESTeSL

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
3 km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Vida Animal

Temas das Estações:
Homem-Sol - O autor Jorge Ricardo da Conceição Vieira nasceu em Lisboa, a 16 de novembro de 1922. Ao longo da sua carreira em Portugal, desenvolveu vários relevos e esculturas decorativas para vários edifícios e pontos exteriores, entre eles “Homem-Sol” uma espécie de testamento-síntese da obra que Jorge Vieira criou ao longo de uma carreira de cerca de 50 anos, congregando a simbiose surrealista com a abstração pura, o esquematismo primitivista com a exploração tridimensional.
Esta escultura popular está localizada no Parque das Nações mais propriamente numa das entradas exteriores do Centro Comercial Vasco da Gama. Surge como ponto inicial deste trilho para que a partir desta representação da humanidade comecemos uma jornada pela harmonia com o simbolismo animal.
Fonte: https://www.jf-parquedasnacoes.pt/
Lince Ibérico - O autor Bordalo II é um dos mais impactantes artistas plásticos portugueses. Em 2017, tornou-se conhecido do grande público com a exposição “Attero”, em Marvila. Neste ponto estamos a falar de uma das suas recentes obras o “Lince Ibérico” colocado no Rossio dos Olivais, trata-se de uma obra de grandes dimensões, com inúmeras cores, e feita a partir de lixo, característico do autor. Um dos objetivos, claro, é alertar para a necessidade de proteger o lince ibérico, uma espécie no limiar de extinção.
Esta belíssima escultura é uma marca importante para o trilho representando a problemática da extinção de espécies de seres vivos.
Fonte: https://lisboasecreta.co/lialoii-lince-iberico-feito-de-lixo-parque-das-nacoes/
Oceanário de Lisboa - O Oceanário de Lisboa foi inaugurado em 1998 e eternizou a ligação de Lisboa com o Oceano, quando no âmbito da última exposição mundial do séc. XX, abordou o tema "Os oceanos, um património para o futuro". Atualmente, conta com mais de 8000 organismos vivos de 500 espécies diferentes, sendo que estes se encontram distribuídos por mais de 7 milhões de litros de água salgada. Só o aquário central tem no seu interior mais de 5 milhões de litros de água e uma enorme variedade de espécies.
Este edifício é uma proposta de visita a diversas exposições de animais marinhos com importância para o trilho na partilha de cultura e envolvência na proteção das espécies marinhas.
Fonte: https://www.oceanario.pt/o-oceanario
Jardim do cabeço das rolas - Este jardim é a maior elevação do Parque das Nações, com várias plataformas relvadas e uma vista abrangente, chegando a atingir os 33 metros acima do nível do Tejo. Terá sido, em tempos, um ponto de passagem de rolas no seu trajeto migratório, de Sul para Norte, daí o seu nome. Concebido como um espaço público urbano para ser usufruído pelas pessoas, é marcado por áreas verdes e planos de água que incluem: Um lago de 2.500m2 com várias espécies vegetais aquáticas; Um jardim de água; Árvores de várias espécies (laranjeiras, ciprestes, zambujeiros, oliveiras, castanheiros). O arquiteto paisagista que está na génese deste jardim é Gonçalo Ribeiro Teles. Este autor é pioneiro na defesa de conceitos de equilíbrio ambiental e sustentabilidade da vida nas cidades. Em todas as suas atuações nunca desistiu de dar passos no sentido de fazer cidades melhores e com mais qualidade de vida para os cidadãos.
Outro jardim que surge no trilho a simbolizar um ponto de migração das rolas.
Fonte: https://www.jf-parquedasnacoes.pt/

Autores:
Ana Santos, Joana Ramos e Rita Relvas

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
No âmbito do Eco-Escolas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), apresentamos a participação no projeto Eco-Trilhos. Este é um dos projetos realizado no ano letivo 2020-2021 e foi inteiramente desenvolvido por um grupo de alunas de 3ºano da licenciatura em Saúde Ambiental no âmbito da unidade curricular de estágio I-Estágio em Saúde Ambiental, coordenado pela professora regente da cadeira, a professora Ana Monteiro.
O local escolhido foi a Freguesia do Parque das Nações, visto ser a freguesia onde está localizada a escola para além de apresentar um grande potencial de espaços verdes, arte urbana, arquitetura, entre outros pontos de interesse ambiental. O tema escolhido foi a vida animal e por isso os 8 pontos que compõem o trilho irão de encontro com esculturas, ilustrações, edifícios e jardins em que é observável a representação da vida animal, quer seja abstrata quer seja realista. Outros pormenores são referidos nos elementos que completam o trabalho.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: