Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

• Wikiloc | Trilha [Eco-Escolas Eco-Trilho (Agrupamento de Escolas de Nisa )]

Nome do Trilho:
[Eco-Escolas_Eco-Trilho - Agrupamento de Escolas de Nisa]

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
9,05 km

Duração aproximada:
Aproximadamente 180 minutos

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Património cultural e natural

Temas das Estações:
ESTAÇÃO 1 – TORRE DO RELÓGIO
ESTAÇÃO 2 – RUA DE SANTA MARIA
ESTAÇÃO 3 – PASSADEIRAS DE FIGUEIRÓ
ESTAÇÃO 4 – PEGO DO MOINHO

Fichas de Estações:

Autores:
Turma do Curso Profissional Turismo em Ambiente Rural do Agrupamento Escolas de Nisa

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
O projeto “Eco-trilho Eco-escolas” foi realizado pela turma do 11º B do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural do Agrupamento de Escolas de Nisa., no âmbito das disciplinas de Técnicas de Animação desportiva; Turismo; Comunicação e Imagem e Ciências do Ambiente e Educação Física.
A turma mostrou muito interesse em participar no projeto, pois este enquadra-se perfeitamente nos objetivos e no perfil profissional do curso e, para além disso, os alunos mostraram preocupação em valorizar o património local, nas vertentes cultural e natural. Os locais selecionados para incluir no trilho correspondem a pontos relevantes na Vila de Nisa, que chamam a atenção para aspetos fundamentais na cultura nisense: o Coreto salienta a importância da música e das artes; a Rua de Santa Maria homenageia o artesanato, nomeadamente, a olaria pedrada, ex-libris da vila; a Igreja do Mártir Santo, a religiosidade e por sua vez, a Torre do Relógio e o Castelo, a história da vila. Relativamente aos pontos escolhidos fora do centro urbano, os alunos pretenderam destacar a harmonia existente entre o património cultural e a natureza envolvente.
Este trilho convida a uma aventura não só pelas ruas da vila, tão ricas em património, assim como, desafia a descobrir os vestígios mais antigos da presença humana, na Ponte de Figueiró, calcorrear caminhos, subir as pedras junto às ruínas do moinho e contemplar a flora tão diversificada na região.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: