Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Básica Nº 2 de Mealhada (Mealhada)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco.Escolas_Eco-Trilho_Escola Básica nº2 da Mealhada

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
13,43 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
As quatro maravilhas da gastronomia e a sua relação com o meio.

Temas das Estações:
Água;
Pão;
Vinho;
Leitão.

Fichas de Estações:

Autores:
Eco-Conselheiros (Afonso Dias, Afonso Penetra, Nádia Rocha, Pedro Ribeiro, Simão Bernardes, Beatriz Freitas, Francisca Duarte, Lara Ferreira, Lea Almeida, Noé Santos, Leo Gomes Ferreira, Pedro Pimenta, Sofia Tovim, Miguel Taborda, André Rocha, Joana Semedo, Marta Mendes, André Baptista, José Pires, Rafael Cruz, Inês Matias, Maria Dias, Axel Marques, Flávia Oliveira, José Conceição, João Rodrigues Ana Simões Santos, Matilde Gomes, Gabriel Gomes, Beatriz Morais, Marta Sousa, Rafaela Dias, Alice Gonçalves, Mar

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
O projeto do trilho surgiu da ideia de integrar os diferentes elementos diferenciadores da Mealhada (pão, água, vinho e leitão) no espaço, bem como dar a conhecer a sua importância no desenvolvimento da região. De facto, a escola localiza-se nas proximidades da estrada nacional 1, onde a grande maioria dos restaurantes opera. O grande desafio foi encontrar um percurso onde fossem integradas todas as componentes gastronómicas. E o desafio foi superado. Nas proximidades da escola começámos a observar os campos de trigo e as vinhas. Fomos procurando e encontrámos a tradição da moagem do trigo, através dos moinhos de água, o aproveitamento das sobras da poda da vinha como combustível para o aquecimento do forno a lenha onde o leitão é assado e, também, a magnífica água do Luso, que nos refresca nas caminhadas.
Foi possível compreender as tradições, a sua ligação com o meio e a necessidade de preservar a sua autenticidade a qual só é possível através de um desenvolvimento sustentável. Criaram-se interesses e foram feitas pesquisas. Nem tudo correu conforme o previsto, ou o idealizado, pois as limitações impostas pela pandemia limitaram a liberdade de realização do trabalho.
Foram desenvolvidas competências digitais, na utilização de formas de trabalho em grupo, utilizando a plataforma Teams, os documentos partilhados e as videoconferências. Estimulou-se o pensamento crítico, a orientação e, logo que regressámos ao modo presencial, o ensino ao ar livre.
Os alunos participaram no projeto de forma interessada em todas as fases do trabalho. Foram observadas paisagens que, tão perto da escola, não eram conhecidas por alguns dos nossos alunos e professores.
Neste projeto participaram os alunos do Conselho Eco-Escolas da Escola Básica nº2 da Mealhada, do 5º ao 8º ano de escolaridade, com a coordenação da docente, Sandra Alves e da representante da autarquia, Eng.ª Lídia Dias.
Trabalhou-se com o Google Maps e optou-se pela utilização da aplicação Wikiloc, para a georreferenciação do trilho.
O trilho é constituído por 4 estações, que possuem uma ficha de acompanhamento, na qual se faz uma breve contextualização da estação e diferentes tipos de atividades.
Para divulgação do trilho, elaborou-se um folheto de apresentação do percurso, a utilização da plataforma Wikiloc e a divulgação nas redes sociais. Esta aplicação também estará disponível no Posto de Turismo da Mealhada para livre utilização.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: