Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Secundária João da Silva Correia (São João da Madeira)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_[ESJSC]

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
6 Km

Duração aproximada:
1h30min

N.º de postos/estações/paragens:
10

Tema do Trilho:
Equilíbrio S-A (Saúde-Ambiente)

Temas das Estações:
Partida/chegada: Escola Secundária João Silva Correia
E1: Enquadramento paisagístico
E2: Desporto e saúde
E3: Água para consumo
E4: Poluição industrial
E5: Poluição no rio Ul
E6: Árvores do parque
E7: Plantas aromáticas e medicinais
E8: Dinâmica fluvial
E9: Espaço verde urbano
E10: Saúde física, mental e social

Fichas de Estações:

Autores:
Turma 10ºD - Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias- Escola Secundária João da Silva Correia
Professores: Cristina Ferreira, Carina Lobo, Maria Dulce Lima, Mª Margarida Barreiros, Mª Teresa Pinto e Ana Baía

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
S. João da Madeira é o mais pequeno dos municípios portugueses (cerca de oito quilómetros quadrados), no distrito de Aveiro. Para além da população residente, atrai à cidade a população dos municípios vizinhos, que aqui recorrem aos serviços económicos, sociais e culturais. Foi declarada “Cidade do Trabalho” pela sua forte atividade industrial. É atravessada no seu eixo maior, Norte-Sul, pelo rio Ul e pela via rápida IC2.Assenta numa airosa colina, entre os 50 e os 300 metros de altitude, estando o ponto mais elevado no lugar da Mourisca. A topografia permite que nos pontos mais elevados se avistem no horizonte as paisagens do litoral e as serras do interior da região, estando o mar e a serra equidistantes (cerca de 18 Km).
A Escola Secundária João da Silva Correia (ESJSC) é a sede do agrupamento com o mesmo nome do patrono, situada na Mourisca. Inaugurada em setembro de 2011, é uma estrutura de arquitetura moderna, com espaços amplos e luminosos, que usufrui da mais magnífica paisagem da cidade e da proximidade de dois parques urbanos: Parque Ferreira de Castro e Parque do Rio Ul. A escola procura incutir valores de sustentabilidade numa comunidade que se quer adepta da natureza, pelo que tem recebido o galardão “Eco-Escolas” consecutivamente desde 2016-2017.
A turma D do 10º ano do curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias, ao esboçar o projeto do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), mostrou particular interesse por problemas no âmbito da saúde e do ambiente. Assim surgiu o tema “Equilíbrio Saúde-Ambiente” que permitia mobilizar saberes das ciências e desenvolver competências nas áreas do pensamento crítico, do bem-estar, saúde e ambiente, ao pesquisar e interpretar situações de intervenções antrópicas, à luz dos objetivos do desenvolvimento sustentável. O projeto Eco-Trilho surgiu como uma oportunidade de enriquecer o DAC da turma ao nível de competências de investigação, trabalho colaborativo, criatividade, fotografia, orientação e reportagem e divulgar o trabalho da turma utilizando as redes sociais e aplicações móveis de forma pedagógica. No projeto, coordenado pela professora de Biologia e Geologia Cristina Ferreira, estiveram envolvidas também as disciplinas de Física e Química A, Educação Física, Português, Inglês e a área de Cidadania e Desenvolvimento.
Partindo do tema do DAC, numa atividade tipo “tempestade de ideias”, a turma delineou o mapa mental para um trilho de ciência nas proximidades da escola. Depois, durante o tempo de ensino não presencial, os alunos, organizados em pequenos grupos de trabalho colaborativo à distância, pesquisaram, organizaram informação e criaram fichas de estação, definindo subtemas, locais, informação científica, experiências/atividades, problemas e possíveis soluções. Regressando ao ensino presencial, carentes de atividade física, de trabalho prático e de vivências no exterior, os grupos de alunos realizaram e gravaram o trilho previamente esboçado, apresentaram e puseram em prática o resultado do seu trabalho de pesquisa e captaram imagens na respetiva estação. Durante esse trabalho no terreno, tiveram a oportunidade de acrescentar novos saberes com os contributos dos professores que os acompanharam (Biologia e Geologia, Física e Química e Educação Física) e de especialistas da autarquia que se juntaram a nós (o Presidente da Câmara Municipal, a Vereadora da Educação, o Diretor e os Engenheiros da empresa Águas de São João e o Ecólogo do Parque do rio Ul, no âmbito do Projeto Educativo Municipal). Houve ainda tempo para convívio, treino funcional e dança ao ar livre! Os dados foram depois resumidos e editados no trilho final, publicado no Wikiloc. Finalmente, em aulas de Português e de Inglês, os alunos elaboraram o folheto de divulgação. Todas as etapas foram acompanhadas pela Diretora de Turma, explorando Cidadania e Desenvolvimento.
O Eco-Trilho foi testado por outra turma, o 10ºC, numa profícua manhã de atividade de campo. Acreditamos que pode ser uma ferramenta útil para a comunidade escolar do AEJSC, para outras escolas do município e para a população de São João da Madeira, levando a valorizar as vivências no exterior e a compreender a importância dos espaços verdes e da gestão dos recursos hídricos, no ordenamento do território, na qualidade de vida da população e na mitigação da poluição.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: