Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola EBI Professor Dr. Aníbal Cavaco Silva (Loulé)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola E.B.I. de Boliqueime

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:
1h - 1h30m

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
À volta de Boliqueime

Temas das Estações:
- Fachada Arquitetónica Tradicional;
- Igreja Paroquial de Boliqueime;
- Panorâmica de Boliqueime e arredores;
- Plantação de Amendoal;
- Muro de casa (antigo e tradicional);
- Caminho das Alfarrobeiras;
- Ribeira Seca;
- Matagal (vegetação mediterrânica)

Autores:
Prof. Benjamim Lucas
Prof. Paulo Carvalheiro

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A principal motivação para a participação deste projeto deveu-se a dois fatores: Primeiro, o gosto pela prática desportiva ao ar livre que alguns alunos da turma C, do 6º ano apresentam (fãs de caminhadas e pratica de BTT), bem como dois dos seus docentes, dinamizadores da atividade - professor de Ciências Naturais e coordenador do Eco-escolas e professor de Ed. Visual e Ed. Tecnológica e Diretor de turma (da turma mencionada) e praticantes de desporto ao ar livre.
O local escolhido deve-se ao fato de ser próximo da escola, não havendo necessidade de recorrer a qualquer tipo de transporte para realizar (e praticar) a atividade. Além disso, permite por parte dos alunos um conhecimento mais profundo a nível do património arquitetónico, ambiental e cultural do local onde estudam.
Os alunos da turma referida anteriormente participaram de uma forma ativa e bastante entusiasta quer da escolha do local e do reconhecimento do percurso escolhido.

3 - Elementos Opcionais