Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-escolas Eco-trilhos-E. B. e Sec. De Escariz

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Trilho com história

Temas das Estações:
Floresta autóctone;
Geomorfologia;
História;
Paisagem;
Biodiversidade

Fichas de Estações:

Autores:
Turma A, do 10º ano

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Este projeto foi desenvolvido pela turma A do 10º ano, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento. As disciplinas envolvidas foram as de Biologia e Geologia, EMRC e Matemática.
O envolvimento dos alunos foi sempre muito positivo, uma vez que tudo fazem para estarem fora da sala de aula. As saídas para reconhecimento do trilho começaram em pleno inverno, com temperaturas negativas e nem isso os demovia do projeto.
Para a elaboração do trilho, foi solicitada a colaboração do presidente de Junta da Freguesia de Escariz, para que sugerisse percursos circulares, passíveis de serem concretizáveis em 90 minutos, já com paragens. Foi então sugerido um percurso circular, próximo da escola e muito rico em História, Natureza e Paisagem.
As paragens permitem perceber a riqueza e a diversidade do percurso e apelam aos nossos sentidos, a observação, a audição e olfato, articulando-se diferentes conhecimentos e saberes.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: