Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola Básica de Gavião (Gavião)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola Básica de Gavião

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
3Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Este trilho sensibiliza a comunidade para a necessidade da conservação e preservação do meio ambiente e da natureza. Tendo sempre presente que o património é a referência social e cultural dos povos.

Temas das Estações:
Estação1: Património Cultural
Estação 2: Biodiversidade-Flora
Estação 3 : Biodiversidade-Fauna
Estação 4 : Património Gastronómico

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 11º ano - Técnico de Animação e Informação Turística, formador Francisco Santos e formador Sérgio Martins.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Os alunos do 11º ano - Técnico de Informação e Animação Turística motivaram-se bastante na criação e desenvolvimento deste projeto: criação de um Eco-Trilho no Gavião. Optaram por fazer um percurso que contemplasse a passagem por dentro e ao redor da vila.
O projeto foi desenvolvido em várias disciplinas do curso, com o acompanhamento dos respetivos docentes.
Neste percurso, embora se possa experienciar e vivenciar as atividades propostas nas estações, pode praticar-se caminhada e corrida em ambiente natural.
Há possibilidade de praticar Birdwatching e turismo contemplativo dada as características da altimetria e longevidade da vista.… outras atividades de exploração dependendo do tema da “estação”.
Na amplitude do percurso, dadas as suas características e dependendo das temáticas, pode experienciar-se a fotografia, o “flavers” pelos sentidos olfativos.
Poderá experienciar-se o canto ornitológico das aves que deambulam pelas imediações. Parar, por momentos, escolher um local, fechar os olhos e identificar alguns sons que se ouvem em redor.
Independente das estações propostas, os intervenientes ficam sensibilizados e despertos para a necessidade da preservação e da sustentabilidade dos territórios orientados para a fruição turística interna e externa.
Ao nível escolar poderão ser utilizadas metodologias orientadas para a natureza e a sua importância para a humanidade. Pode Descarregar-se a aplicação “PlantNet” , encontrar uma planta ou árvore e partilhar com os amigos. Apreciar a diversidade de árvores de grande porte que estão na linha do percurso. Por outro lado, apreciar a vegetação rasteira e todo o seu esplendor.
No final degustar alguma das receitas típicas da região.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: