Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2021

Escola EBI/S Marques Castilho (Águeda)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
3,2 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Elementos urbano/naturais da cidade de Águeda

Temas das Estações:
Arte urbana; História e cultura; espaços naturais (jardins)

Fichas de Estações:

Autores:
Turma do 11º C1 da Escola Secundária Marques Castilho

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Esta trilha foi elaborada a partir de uma proposta no Conselho de Turma do 11ºC1, numa articulação entre a disciplina de Geografia, História e Educação Física. O objetivo era estimular os alunos a aplicar conhecimentos de natureza geográfica e histórica relacionados com os conteúdos de Geografia (espaço urbano), articulados com os de Educação Física em termos de prova de orientação. Entre outros aspetos o percurso privilegia áreas da cidade que foram sujeitas a processos de revitalização urbana ( reabilitação, requalificação e renovação), bem como a arte urbana onde se destaca uma obra do artista Bordalo II - O Pisco. O percurso e extensão foi calculado de forma a poder ser realizado durante uma aula de Educação Física. Outros professores mostraram igualmente interesse em explorar esta trilha, com outros objetivos, que não apenas os de interesse de organização urbana e ambiental e histórica.

3 - Elementos Opcionais